Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Anscário

Terça-feira, 03 Fevereiro 2093por Visualizações : 6597

3fev S. AnscarioSanto Anscário ou Ansgário de Hamburgo, nasceu a 8 de setembro de 801 em Amiens (França) e faleceu a 3 de fevereiro de 865 em Brema (Alemanha). Também é conhecido como Santo Óscar.

Desde pequeno, Santo Anscário conviveu com os monges beneditinos da cidade de Corbiè. Na infância, estudou no colégio do mosteiro, onde regressou, mais tarde, para se tornar monge e professor interno. Aos vinte e três anos, Santo Anscário foi exercer esta função na Saxónia (Alemanha).
Santo Anscário começou a destacar-se quando o novo rei da Dinamarca, em 826, o convidou a instalar uma missão evangelizadora nas cidades de Hedeby e Ribe, para conversão dos seus súditos, quase todos pagãos. Esta oportunidade foi bem aproveitada por Santo Anscário, porém um ano depois o rei foi deposto e exilado. Santo Anscário seguiu o rei e abandonou a Dinamarca.

No ano 829, Santo Anscário foi enviado como missionário para a Suécia, junto com o monge Vitimaro, estabelecendo-se na cidade de Birka. Reinava então um rei chamado Björn, que o recebeu amigavelmente e o autorizou a celebrar missa e pregar a religião cristã. O santo converteu e batizou o rei. Após um ano e meio de trabalho os resultados pareciam mostrar boas bases e o Papa Gregório IV, designou-o como seu delegado na Alemanha, onde o imperador Ludovico, o Pio, que era filho e sucessor de Carlos Magno, desejava criar na diocese de Hamburgo uma nova estrutura eclesiástica, vocacionada para a missão de evangelizar os dinamarqueses, suecos, eslavos e bálticos.
Santo Anscário aceitou a ocasião para ampliar as fronteiras da evangelização. No ano de 834, foi consagrado arcebispo de Hamburgo. Assim, pode dar maior estabilidade à missão na Suécia, consagrando seu companheiro, o monge Vitimaro, bispo daquela diocese.

No ano 840, com a morte do rei Ludovico, o Pio (rei da Aquitânia – região da atual França), a aliança do império franco-alemão ficou enfraquecida e as invasões dos bárbaros normandos começaram a devastar toda a Europa setentrional. Esta reviravolta política, desintegrou toda a estrutura organizada por Santo Anscário, começando pela Dinamarca, depois Suécia e finalmente Hamburgo, em 845. Nesta ocasião, o santo teve apenas tempo para salvar as relíquias da sua igreja.
Depois de alguns anos no mosteiro alemão de Brema, Santo Anscário decidiu recomeçar a partir da Suécia, para onde voltou.

O, então, rei Olavo autorizou a evangelização cristã, que ele organizou sozinho, primeiro formando bons missionários, depois indicando a região onde iriam atuar. Assim, o santo vivia em constante peregrinação, fortalecendo com a sua presença as novas bases iniciadas.
Santo Anscário sempre soube que a sua obra missionária estaria sujeita aos interesses destes reis do Norte, minados pelas inúmeras alianças políticas e religiosas e por vários fatores externos, mas nunca desistiu. Nos últimos anos, sentiu que as raízes para um cristianismo profundo no Norte estavam nascendo, embora semeadas em meio dos temporais, como resultado de sua obstinada esperança e fé inabalável.
Morreu no dia 3 de fevereiro de 865 no mosteiro de Brema, Alemanha. A Igreja, por justa razão, proclamou-o "apóstolo dos povos escandinavos".

Foi canonizado pelo Papa Nicolau I.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santos Anjos da Guarda – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Jb 9, 1-12. 14-16; Sl 87 (88), 10bc-11. 12-13. 14-15 ou Ex 23, 20-23a; Sl 90 (91), 1-2. 3-4. 5-6. 10-11 Ev Mt 18, 1-5. 10 (próprio) * Na Arquidiocese de Braga – Aniversário da Ordenação episcopal de D. José Manuel Garcia Cordeiro (2011). * Na Ordem Beneditina – Santos Anjos da Guarda – MF * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – Santos Anjos da Guarda, Padroeiros – SOLENIDADE

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

  • Depois de ter visitado as paróquias da região pastoral do barlavento em 2022/2023 e as da região pastoral do centro em 2023/2024, neste ano pastoral de 2024/2025, o bispo do Algarve vai iniciar as visitas pastorais às comunidades paroquiais da região pastoral do sotavento. D. Manuel Quintas iniciará o périplo já neste fim de semana […]

  • A paróquia da Fuseta tem novo pároco desde o passado sábado, 28 de setembro. O padre Rafael Ferreira, de 35 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com as da Luz de Tavira e Santo Estêvão, das quais é responsável desde 2022, primeiro como administrador e desde 2023 […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18