Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Mafalda

Sexta-feira, 02 Maio 2092por Visualizações : 2827

2mai beata mafaldaBeata Mafalda nasceu no ano de 1195 ou 1196 e faleceu a 1 de maio de 1257 no Mosteiro de Arouca (Portugal).

Beata Mafalda foi batizada com o nome Mafalda Sanches e era filha de D. Sancho I (1154-1211) segundo rei de Portugal e de D. Dulce. D. Sancho I faleceu em 1211 e deixou a regência aos cuidados da rainha viúva e o poder efetivo ao ministro Nunez de Lara. Seu pai Sancho l faleceu em 1211. Quando a mãe da Beata Mafalda assumiu o trono influenciada pelo ministro Nunez de Lara, (homem astuto que queria governar), D. Dulce estreita o relacionamento com o reino de Castela (Espanha). Este bom relacionamento deveria ser selado com um matrimónio, e o ministro Nunez de Lara decide que Mafalda deve esposar Henrique I de Castela, que era um rapaz mais jovem do que ela. Entretanto Henrique I de Castela morre prematuramente e o casamento é anulado pelo Papa Inocêncio III (segundo algumas fontes porque o casamento não foi consumado, segundo outras porque Beata Mafalda e Henrique I eram parentes).

Beata Mafalda escolheu então o recolhimento da vida do claustro retirando-se no Mosteiro de Arouca. Vendo ali muitas coisas a restaurar, decidiu chamar monjas cistercienses para reformar o convento beneditino em crise. Ela mesma tomou o hábito da Ordem de Cister.

Depois, com todos os seus bens, Beata Mafalda cria hospitais e casas religiosas nos territórios devastados pela guerra, participando do grandioso esforço coletivo para restabelecer a vitalidade das regiões abandonadas. Deixou o mosteiro somente para uma peregrinação à cidade do Porto, onde a sua avó (Mafalda de Sabóia) havia iniciado a construção de uma catedral. Quando Beata Mafalda amadureceu na vida religiosa, foi eleita superiora do mosteiro de Arouca e exerceu esta função por alguns anos. Nesse tempo, por causa de sua grande cultura e sabedoria, ela conseguiu levar as irmãs a uma vida religiosa mais profunda, mais rica e mais de acordo com a regra cisterciense.

O mosteiro floresceu sob a coordenação de Beata Mafalda e tornou-se famoso pela caridade que exercia com os pobres. Depois, quando terminou o seu mandato, Beata Mafalda recolheu-se à sua vida simples de freira obediente e de profunda vida de oração.

Beata Mafalda morreu no Mosteiro de Arouca a 1 de maio de 1257 numa total humildade, deitada sobre cinzas e com o cilício.

Foram beneficiados por sua distribuição testamentária os mosteiros de Arouca, Tuias, São Tirso, Paço de Sousa, Vila Boa do Bispo e Alcobaça, mais as Ordens do Templo, Hospital e Avis, Dominicanos do Porto e as sés do Porto e Lamego.

Logo são relatados milagres ocorridos próximo de seu túmulo. Uma exumação feita em 1617 mostra seu corpo ainda intacto.

Foi beatificada em março de 1792 pelo Papa Pio VI.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício do domingo (Semana IV do Saltério). Te Deum. † Missa própria, Glória, Credo, pf. dominical. L 1 Is 50, 5-9a; Sl 114 (115), 1-2. 3-4. 5-6. 8-9 L 2 Tg 2, 14-18 Ev Mc 8, 27-35 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese do Algarve – Ofertório para a Pastoral Diocesana. * Na Congregação das Irmãs Filhas de Nossa Senhora das Dores – Virgem santa Maria das Dores, Titular da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Virgem santa Maria das Dores, Padroeira principal – FESTA a celebrar como SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras – Virgem santa Maria das Dores – SOLENIDADE * Na Fraternidade Franciscana da Divina Providência – Aniversário da Fundação (1942). * No Instituto das Filhas da Caridade Canossianas – Virgem santa Maria das Dores, Titular e Padroeira do Instituto – SOLENIDADE * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. Set. 15
Nª Srª das Dores
Seg. Set. 16
Santa Eufémia
Seg. Set. 16
São Cipriano
Seg. Set. 16
São Cornélio

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Sete jovens do Algarve estão a participar no 50º Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos que está a decorrer este sábado e domingo no Santuário de Fátima. Os representantes da Diocese do Algarve naquele encontro são oriundos das paróquias de Lagos, Olhão, Pêra, Silves, São Luís e São Pedro de Faro. Os algarvios estiveram […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no dia 05 de outubro, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa – inicialmente agendada para 25 de maio deste ano, mas que foi adiada – tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens […]

  • A paróquia da Conceição de Tavira, que inclui a comunidade de Cabanas, tem desde a manhã de hoje novo pároco. A entrada do padre Miguel Neto, de 45 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, constituiu, na verdade, um regresso, uma vez que aquele sacerdote da Diocese do Algarve já tinha sido pároco […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18