Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Teotónio

Domingo, 18 Fevereiro 2091por Visualizações : 3921

18Fev S. TeotonioSão Teotónio nasceu no ano de 1082 em Ganfei, Valença (Portugal) e faleceu em Coimbra (Portugal) a 18 de fevereiro de 1162. Na infância estudou no mosteiro beneditino de Ganfei. Aos dez anos, mostrando inclinação religiosa, foi entregue aos cuidados do seu tio Crescêncio, na época bispo de Coimbra, que assumiu a sua educação.
Em Coimbra, D. Crescêncio colocou o sobrinho São Teotónio no colégio anexo à sua casa e sob a orientação espiritual do arcediago (vigário-geral) D. Telo, São Teotónio aprendeu teologia e filosofia. Com a morte do seu tio, o padre Telo enviou São Teotónio aos cuidados de um outro tio que era prior num mosteiro em Viseu, a fim de que o santo completasse os estudos eclesiásticos.
Foi ordenado sacerdote e no ano de 1112 sucedeu ao seu tio como prior do mosteiro de Viseu. Realizou uma primeira peregrinação à Terra Santa onde lhe foi proposto o cargo de superior da comunidade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho da Terra Santa (conhecidos como os cónegos pretos), São Teotónio recusou o cargo e regressou a Portugal recusando também o lugar de bispo de Viseu que, entretanto, lhe tinha sido oferecido.
São Teotónio realizou uma segunda peregrinação a Jerusalém, onde pretendia ficar, contudo o seu antigo orientador o Padre Telo mandou chamá-lo porque precisava da sua ajuda para formar uma comunidade religiosa. São Teotónio regressou novamente a Portugal e tornou-se cofundador do mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, junto com outros onze religiosos. O mosteiro de Santa Cruz foi fundado em 1131 sob a Regra de Santo Agostinho, e todos os fundadores receberam o hábito religioso. A pedido dos fundadores o Papa Inocêncio II tomou sob a sua proteção o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra com a Bula Desiderium quod, datada de 26 de maio de 1135.
No ano de 1139 São Teotónio tornou-se um dos aliados de D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) na luta contra a sua mãe D. Teresa de Leão no contexto da independência portuguesa em relação ao Reino de Leão. Mais tarde, São Teotónio tornou-se conselheiro do então já rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Aos setenta anos, renunciou ao cargo de prior, voltando a ser um simples religioso. Um ano mais tarde em 1153 o Papa Adriano IV quis consagrá-lo bispo de Coimbra, mas São Teotónio voltou a recusar.
Faleceu a 18 de fevereiro de 1162.
Foi canonizado pelo Papa Alexandre III um ano depois da sua morte a 18 de fevereiro de 1163.
São Teotónio foi o primeiro santo português a ser canonizado.

 

São Teotónio rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18