Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Adelaide

Quinta-feira, 16 Dezembro 2088por Visualizações : 2920

16 12 S. Adelaide

Santa Adelaide é também conhecida como Adelaide de Itália ou Adelaide de Borgonha nasceu no ano de 931 na Borgonha (França) e faleceu a 16 de Dezembro de 999 em Selz, Alsácia (França).

Santa Adelaide era filha de Rodolfo II da Borgonha e de Berta da Suábia. Ficou órfã de pai aos 6 anos. A corte organizou o seu casamento com o rei Lotário II de Itália, com o qual Santa Adelaide casou aos 15 anos e enviuvou três anos mais tarde, quando o rei Lotário II morreu defendendo o trono de Itália, contra o rei Berengário.

Santa Adelaide foi presa devido a interesses políticos, pelo rei Berengário e pela sua mulher Wila.

Com a ajuda do piedoso capelão Martinho, Santa Adelaide consegue escapar e, escoltada pelo marquês, refugia-se no castelo do Duque de Canossa, Alberto Uzzo.

O imperador Otão I (segundo algumas fontes será Oto I), o homem mais poderoso daquele tempo invadiu a Itália e afugentou Berengário. Santa Adelaide casou-se com o imperador no dia de Natal de 951, resultando daí uma união feliz.  

Otão I faleceu e Santa Adelaide, viu-se viúva pela segunda vez. Santa Adelaide tornou-se então regente do filho Otão II (Oto II) até à maioridade deste.

Otão II aceitava os conselhos da mãe governando com ponderação até que em 971 se casou com a princesa grega Teofânia Escleraina. Como não gostava da influência da sogra sobre o marido, Teofânia conseguiu fazer com que Otão II

brigasse com a mãe por causa dos gastos com suas obras de caridade e as doações que fazia aos conventos e igrejas. Por isso exigiu que Adelaide deixasse o reino. 

Escorraçada, Santa Adelaide procurou abrigo em Roma, junto do papa. Depois, passou um período em França, na Corte do seu irmão, rei da Borgonha. Mas a dor da ingratidão filial a perseguia. Santa Adelaide viu, também, que Otão II reinava com injustiça, dentro do luxo, da discórdia e da leviandade, devido à má influência de Teofânia. Nessa época, foi seu diretor espiritual o abade Odilo, de Cluny. Ao mesmo tempo, o abade passou a orientar Otão II. Após dois anos de separação, arrependido, Otão II convidou Santa Adelaide a visitá-lo e pediu o seu perdão. Santa Adelaide reconciliou com filho e a paz voltou ao reino. Entretanto o imperador morreria poucos anos depois.

Como o neto de Santa Adelaide, Otão III (Oto III), não tinha idade para assumir o trono, Teofânia ficou como sua regente. Teofânia pretendia matar a sogra, mas foi assassinada antes, (quatro semanas depois de assumir o governo). Santa Adelaide tornou-se então a imperatriz regente da Alemanha.

Santa Adelaide administrou com justiça, solidariedade e piedade. Trouxe para a Corte as duas filhas de sua maior inimiga e educou-as com carinho e proteção. O seu reinado foi de obrigações políticas e religiosas muito equilibradas, distribuindo felicidade e prosperidade para o povo e paz para toda a nação. 

Nos últimos anos de vida, Adelaide foi para o Convento beneditino de Selz, na Alsácia, que ela fundara, em Estrasburgo. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.

Foi canonizada em 1097.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Jb 3, 1-3. 11-17. 20-23; Sl 87 (88), 2-3. 4-5. 6. 7-8 Ev Lc 9, 51-56 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Qua. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia da Fuseta tem novo pároco desde o passado sábado, 28 de setembro. O padre Rafael Ferreira, de 35 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com as da Luz de Tavira e Santo Estêvão, das quais é responsável desde 2022, primeiro como administrador e desde 2023 […]

  • O 24º Encontro dos Povos Migrantes – promovido no passado domingo, 29 de setembro, por representantes das comunidades de imigrantes dos concelhos de Faro e Loulé em parceria com a Câmara de Loulé – teve início com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, […]

  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18