Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Domingo, 18 Novembro 2085por Visualizações : 4128

18 11 Dedicação das Basílicas de S. Pedro e S. Paulo

Hoje a Igreja celebra a dedicação das Basílicas dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, templos em Roma que contêm os restos destes dois grandes apóstolos do cristianismo e símbolos da fraternidade e da unidade da Igreja.

A Basílica de São Pedro no Vaticano foi construída sobre o túmulo do Apóstolo, que morreu crucificado de cabeça para baixo. No ano 323 o imperador Constantino mandou construir aí a Basílica dedicada àquele que foi o primeiro Papa da Igreja.

A atual Basílica de São Pedro demorou 170 anos para ser construída. Começou com o Papa Nicolau V em 1454 e foi terminada pelo Papa Urbano VIII, que a consagrou no dia 18 de Novembro de 1626, data que coincide com a consagração da antiga Basílica.

Famosos artistas como Bramante, Rafael, Michelângelo e Bernini, trabalharam na Basílica de S. Pedro, nela plasmando o melhor de sua arte.

A Basílica de São Pedro mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura na sua cúpula. Não há nenhum templo no mundo que tenha tamanha extensão.

 

A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é, depois de São Pedro, o maior templo de Roma. Surgiu também por vontade de Constantino. Em 1823 foi destruída, quase completamente, por um terrível incêndio. Leão XIII iniciou a sua reconstrução e foi consagrada em 10 de Dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX.

Um dado interessante é que sob as janelas da nave central e das naves laterais, em mosaico, encontram-se os retratos de todos os Papas desde São Pedro até ao atual.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Jb 3, 1-3. 11-17. 20-23; Sl 87 (88), 2-3. 4-5. 6. 7-8 Ev Lc 9, 51-56 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Qua. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O 24º Encontro dos Povos Migrantes – promovido no passado domingo, 29 de setembro, por representantes das comunidades de imigrantes dos concelhos de Faro e Loulé em parceria com a Câmara de Loulé – teve início com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, […]

  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18