Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São José Pignatelli

Segunda-feira, 13 Novembro 2084por Visualizações : 2187

14 11S. José Pignatelli

José Pignatelli ou Giuseppe Pignatelli nasceu em 27 de Dezembro de 1737 em Saragoça e faleceu em 15 de Novembro de 1811 em Roma. Era filho de Antonio Pignatelli de Aragón e de Francisca Fernández de Heredia. José Pignatelli ficou órfão aos 4 anos e passou a morar com a sua irmã a Condessa de Acerra.
Em 1753, com 16 anos de idade, decidiu entrar na Companhia de Jesus espanhola, em Tarragona, depois aplicou-se aos estudos, primeiro em Manresa e a seguir nos colégios de Bilbau e de Saragoça. Ordenado sacerdote, dedicou-se ao ensino das letras e, com grande fruto, aos ministérios apostólicos.
Entretanto fruto de perseguição internacional estruturada pela influência da maçonaria que foi sujeita a mesma, por ordem do rei Carlos III da Espanha foi preso e expulso para a Córsega juntamente com outros jesuítas.
Vendo essa ilha invadida pelos franceses, em 1767, José Pignatelli refugiou-se em Ferrara, nos Estados Pontifícios, até que o próprio Clemente XIV, em 1773, suprimiu a ordem jesuíta em todo o mundo.
Porém como essa supressão da ordem não foi aceite na Rússia, após um longo período de reflexão e estudo, S. José Pignatelli deslocou-se para lá.
Em 1803, José Pignatelli foi nomeado provincial dos jesuítas na Itália, com o objectivo principal de reabilitar a sua ordem. Começando por estabelecer uma casa para noviços no ducado de Parma, onde foi reitor, com licença do Papa Pio VI. Em 1806, São José Pignatelli transfere-se para Roma onde é muito bem recebido pelo Sumo Pontífice. Mais tarde, em Nápoles, viu esse ideal e esforço acontecer em 1808, mas morreu antes da restauração definitiva da Companhia de Jesus, realizada pelo Papa Pio VII, em 1814.
Foi canonizado em 1954 pelo Papa Pio XII.

 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 2Rs 22, 8-13; 23, 1-3; Sl 118 (119), 33-34. 35-36. 37 e 40 Ev Mt 7, 15-20 * Na Arquidiocese de Braga – S. Paio, mártir – MF * No Santuário de Fátima e na Paróquia de Fátima – S. Josemaria Escrivá, presbítero, Fundador do Opus Dei – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. André Jacinto Longhin, bispo, da I Ordem – MF; B. Tiago de Ghazir, presbítero, da I Ordem – MF * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Maria Madalena Fontaine e companheiras, virgens e mártires – MO * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – S. Josemaria Escrivá, presbítero, Fundador do Opus Dei – SOLENIDADE * Na Congregação do Santíssimo Redentor – I Vésp. da Virgem santa Maria do Perpétuo Socorro.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sem eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18