Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Maria Luísa Trichet

Domingo, 07 Maio 2084por Visualizações : 3229

7mai Beata Maria Luisa TrichetBeata Maria Luísa Trichet nasceu a 7 de maio de 1684 em Poitiers (França) e faleceu a 28 de abril de 1759, em Saint-Laurent-sur-Sèvre (Vendée).

A beata Maria Luísa Trichet foi batizada logo no dia do seu nascimento e era a quarta filha de oito filhos do casal Julien Trichet e sua esposa. Beata Maria Luísa Trichet recebeu uma sólida educação cristã tanto na família como na escola, pois frequentou o colégio de religiosas, no Convento de Notre-Dame.

Maria Luísa Trichet cresceu no ambiente de oito irmãos sob a direção maternal de uma mulher de caráter forte, e de um pai habituado a exercer o direito e a julgar com retidão como consultor jurídico do governo da cidade.

Porém esta família enfrentou grandes contrariedades. Uma irmã da beata Maria Luísa Trichet faleceu vitimada por uma doença grave, enquanto a irmã mais velha, Joana, ficou paralítica a partir dos 13 anos de idade até à morte. Sempre que regressava a casa, a beata Maria Luísa Trichet ocupava-se carinhosamente da sua irmã paralítica.

No ano de 1701 ocorre um acontecimento que viria a mudar a vida da beata Maria Luísa Trichet, a sua irmã Isabel, regressou emocionada do sermão que acabara de ouvir numa igreja da cidade. A beata Maria Luísa Trichet intuiu que ela havia feito uma grande descoberta e ao questionar a sua irmã sobre a razão da grande emoção sabe que a sua irmã tinha ouvido a pregação e se tinha confessado com o capelão do Hospital, Padre Luís Maria Grignion de Montfort, que já era conhecido entre a juventude da região pela sua fama de pregador e de confessor.

A beata Maria Luísa Trichet também quis conhecer e ouvir o fervoroso sacerdote e procura o mesmo para se confessar. Foi no confessionário que se deu o primeiro encontro entre estas a Beata Maria Luísa Trichet e o santo Luís Maria Grignion de Monfort (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2019/04/28/67391/-/s%C3%A3o-lu%C3%ADs-maria-grignion-de-montfort.html). Diante dos sinais evidentes de vocação, o Padre Montfort afirmou sem rodeios: "Foi Nossa Senhora que te enviou. Tornar-te-ás religiosa".

Espontaneamente Maria Luísa Trichet oferece os seus serviços no hospital: onde passa boa parte do dia dedicada aos pobres e aos doentes. O Padre Luís Maria Grignion de Montfort pede-lhe para "permanecer" ali e a beata aceitou. Como não havia vaga no hospital para a beata Maria Luísa Trichet como governante, esta entrou simplesmente como “pobre” quando tinha 19 anos.

Após um doloroso noviciado entre incompreensões e obstáculos, Maria Luísa Trichet dedica-se ao serviço dos pobres e doentes do hospital de Poitiers. No dia 2 de fevereiro de 1703, Maria Luísa Trichet emitiu os votos religiosos sob a orientação do seu confessor, tornando-se assim a primeira irmã da Congregação das Filhas da Sabedoria. O novo instituto, à sombra da cruz e sob a proteção de Maria, teria por missão servir os pobres e os doentes e dedicar-se à formação cristã da juventude.

Doze anos depois, em 1714, chega a primeira companheira, Catarina Brunet e em 1715, acontece a fundação da primeira comunidade em La Rochelle (Charente) com duas novas recrutas: Maria Régnier e Maria Valleau; em 1716, São Luís Maria de Montfort morre prematuramente na idade de 43 anos.

A Congregação desestabiliza-se com a morte do seu fundador mas a beata Maria Luísa Trichet, lembrando-se da frase escrita por São Luís de Montfort: "Se não se arrisca algo por Deus, não se faz nada de grande por Ele", arrisca e durante 43 anos, sozinha, forma as suas companheiras, conduz e dá vida às fundações que se multiplicam: escolas de caridade, visitas e cuidados aos enfermos, sopa popular para os mendigos, gestão de grandes hospitais na França.

Os pobres do hospital de Niort (Deux-Sèvres) chamam-na "a Boa Madre Jesus".

Beata Maria Luísa Trichet faleceu a 28 de abril de 1759, em Saint-Laurent-sur-Sèvre (Vendée).

Maria Luísa Trichet foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 16 de maio de 1993.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF Verde, br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Co 11, 9 – 12, 8; Sl 89 (90), 3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 Ev Lc 9, 43b-45 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 28
São Venceslau
Dom. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

  • O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18