Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Matilde

Segunda-feira, 15 Março 2083por Visualizações : 2536

15Mar S. MatildeSanta Matilde nasceu em 895 em Enger, Vestfalia (atual Alemanha) e faleceu a 14 de março de 968 em Quedlimburgo (Alemanha). Era filha do Conde Teodorico de Ringelheim também denominado Dietrich da Vestfália e de Reinilda da Frísia também denominada Reinhild da Dinamarca.

Santa Matilde foi educada pela avó, que também se chamava Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford, Vestfália. Por causa dessa educação, Santa Matilde aprendeu a ler e a escrever, para além de ter estudado filosofia e teologia. Santa Matilde casou-se com apenas catorze anos, com um duque da Saxónia chamado Henrique que viria a tornar-se rei da Alemanha.

Com o rei Henrique I, Santa Matilde viveu um casamento feliz, que durou vinte anos. 

O reinado de Henrique I foi justo e bom para o povo. Segundo os livros, Santa Matilde teve grande influência no reinado do marido, lutando pela justiça e pela bondade, sempre nos bastidores do governo. Santa Matilde mostrou-se cheia de bondade e portadora de grande generosidade para com os súditos, especialmente os pobres e doentes. Em tempo de paz, Santa Matilde passou a assistir à população, erguendo conventos, igrejas, hospitais e escolas.

O rei, por sua vez, fazia da Alemanha o país líder da Europa. Ele salvou seu país da invasão dos húngaros. Depois, regularizou a situação da Alemanha com a França e a Itália. Em seguida, passou a exercer domínio sobre os dinamarqueses e os eslavos. O reinado de Henrique I ficou bastante fortalecido. Contudo com a morte do rei Henrique I a paz chegou ao fim.

O rei tinha indicado como seu sucessor o seu filho mais velho Otão. Porém, um filho mais novo chamado Henrique quis o trono e os exércitos aliados de cada um desses príncipes começaram a guerrear, para grande tristeza de Santa Matilde. Por fim Otão venceu e assumiu o trono.

Depois de tudo isso, os filhos voltaram-se contra a própria mãe. Alegaram que Santa Matilde esbanjava os bens do reino com os pobres e com a Igreja. Por isso, retiraram-lhe toda a fortuna ordenaram que Santa Matilde exilada.

Santa Matilde foi viver no Mosteiro de Engerm onde se dedicou à oração e aos sacrifícios, pedindo incessantemente pela conversão dos filhos. Muitos anos depois, os irmãos Otão e Henrique caíram em si e arrependeram-se. Assim procuraram Santa Matilde e pedindo-lhe perdão, receberam-na no reino e devolveram-lhe toda a sua fortuna. Com autoridade sobre os seus bens novamente, Santa Matilde distribuiu tudo aos pobres, salvando famílias inteiras da miséria e da perdição.

Depois disso, voltou para a vida religiosa no mosteiro. Lá, recebeu o dom da profecia e ajudou a muitos com suas orações, escuta e aconselhamento.

Santa Matilde faleceu a 14 de março de 968.

Santa Matilde nunca foi canonizada formalmente mas é venerada como santa desde o momento da sua morte.

 

Santa Matilde, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 Ef 2, 19-22; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 20, 24-29 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Coimbra – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Virgílio do Nascimento Antunes (2011). * Na Diocese de Coimbra (Coimbra) e na Diocese de Leiria-Fátima (Leiria) – I Vésp. de S. Isabel de Portugal.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Jul. 03
São Tomé
Qui. Jul. 04
Mártires da Papua Nova Guiné
Qui. Jul. 04
São João Gabriel Perboyre

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

  • O padre José Joaquim Campôa, de 64 anos, celebra amanhã, 29 de junho, 25 de sacerdócio e ao Folha do Domingo garante que o fundamental para continuar perseverante na sua vocação tem sido a capacidade de revisitar a alegria do dia da sua ordenação. O sacerdote conta que, por estes dias, fez o mesmo que […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18