Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Cadeira de São Pedro

Quarta-feira, 22 Fevereiro 2079por Visualizações : 4073

Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.Mt 16, 18


22Fev Cadeira de S. PedroCelebramos hoje a festa da Cadeira de São Pedro. Esta festa colocada no dia 22 de fevereiro por um martirológio muito antigo, é uma boa oportunidade para fazermos memória viva e atualizante do primeiro dos Apóstolos, Simão Pedro. Nascido em Cafarnaum, São Pedro exercia a sua profissão de pescador quando se encontrou com Jesus de Nazaré. Deixou o trabalho, a casa e a família para seguir o Cristo. Jesus escolheu-o como primeiro no grupo dos Doze. Com a festa que hoje celebramos, apoiando-nos no símbolo da cadeira, realçamos a missão de mestre e de pastor conferida a Pedro por Cristo. O Senhor fez assentar sobre ele, como sobre uma pedra, todo o edifício da Igreja. A Cátedra é o símbolo da autoridade e do magistério do bispo, de onde vem catedral, igreja-mãe da diocese, sede permanente do pastor. No dia 22 de fevereiro, a Cátedra de São Pedro marca o aparecimento do Cristianismo na Antioquia, onde Pedro foi o primeiro bispo. É o reconhecimento de sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.

 

A Cadeira de São Pedro ou Cátedra de São Pedro como também é conhecida é uma relíquia, conservada na Basílica de São Pedro, em Roma, dentro de um compartimento de bronze, dourado, projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possui a forma de uma cadeira de espaldar alto.
A cadeira de um bispo ou de outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada cátedra (do latim cathedra). Alguns historiadores afirmam que a Cadeira de São Pedro que podemos ver na Basílica de São Pedro foi um assento utilizado pelo próprio São Pedro, outros porém, afirmam que na realidade esta cadeira foi um presente de Carlos II da França ao Papa Adriano II em 875. O certo é que existe uma inscrição datada de 370, atribuída ao Papa São Dâmaso, em que se encontram referências a uma cadeira portátil dentro do Vaticano e que houve festas em sua honra anteriores a essa data.
A tradição sustenta que as relíquias da cadeira usada por São Pedro estão guardadas por baixo do assento de bronze dessa cadeira elevada, situada na Basílica de São Pedro, sustentada por 4 Doutores da Igreja que defenderam a primazia de São Pedro: Santo Ambrósio e Santo Atanásio, à esquerda, e São João Crisóstomo e Santo Agostinho, à direita.
Registros igualmente antigos dão conta de uma segunda cadeira usada por São Pedro, que foi escondida nas catacumbas de Priscila.
Assim, da primitiva cadeira de S. Pedro existiriam apenas uns pequenos pedaços que terão sido encrustados nesta nova cadeira, igualmente de madeira, e que se encontra lacrada no compartimento de bronze de autoria de Gian Lorenzo Bernini. Para se compreender melhor esta atitude é preciso pensar que, naquela época, (quando foi construído o compartimento que guarda a cátedra), estávamos em plena contra-reforma, em que foram construídos diversos outros relicários com a intenção de proteger as respetivas relíquias.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF Verde, br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Co 11, 9 – 12, 8; Sl 89 (90), 3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 Ev Lc 9, 43b-45 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 28
São Venceslau
Dom. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

  • O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18