Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Reginaldo de Orleães

Domingo, 12 Fevereiro 2079por Visualizações : 7681

12fev B. Reginaldo de OrleãesBeato Reginaldo de Orleães nasceu no ano de 1175 na cidade de Saint Gilles, França e faleceu a 12 de fevereiro de 1220 em Paris.

Desde pequeno que o Beato Reginaldo de Orleães foi uma criança especial, possuía inteligência acima da média e vocação religiosa. Reginaldo de Orleães era um comunicador nato, e tornou-se uma figura extremamente carismática e singela, generoso com o próximo, mas austero consigo mesmo. 

Quando atingiu a idade indicada, o beato foi estudar direito canónico na Universidade de Paris. No ano de 1206, depois de receber o diploma de doutor, foi convidado para ser professor titular da cadeira de direito canónico, cargo que aceitou e exerceu durante cinco anos. Beato Reginaldo de Orleães dividia o seu tempo com o trabalho, o estudo, a caridade e a oração contemplativa unida a rígida penitência, alcançando grandes progressos espirituais.

Reginaldo de Orleães ficou conhecido e tornou-se respeitado quer no meio académico quer no meio do clero. Os que prezaram da sua companhia diziam que Reginaldo de Orleães era um gigante durante os sermões; ardoroso e veemente, adquiria um brilho especial, fazendo com que a presença de Deus fosse sentida no ambiente e o no coração dos ouvintes. 

No início do ano de 1212, Reginaldo aceitou ser decano (cardeal mais antigo) e canónico na diocese da cidade francesa de Orleães. Sempre humilde, Reginaldo de Orleães continuou a cativar os fiéis com a sua oratória. No ano de 1218, desejando definir em que Ordem ingressar, aceitou acompanhar o bispo de Orleães numa peregrinação a Roma com destino à Terra Santa. 

Ao chegar ao Vaticano, o beato tomou conhecimento de sobre uma Ordem recém-criada, para a formação de padres predicantes, cujo fundador, o padre Domingos de Gusmão (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/08/15589/-/s-domingos.html).

Embora interessado na ordem, o Beato Reginaldo de Orleães decidiu seguir para Jerusalém, mas logo depois regressou pois ficou gravemente doente. Apesar de desenganado, o beato foi milagrosamente curado pela intercessão de Nossa Senhora, que lhe apareceu e mostrou um hábito. Reginaldo de Orleães percebeu que se tratava da Ordem dos Padres Predicadores, indo procurar o seu fundador (Domingos de Gusmão), que o aceitou e lhe deu a primeira missão a ser executada em Bolonha, Itália. Como grande predicador que era, Reginaldo de Orleães inflamou os ânimos dos seus ouvintes, despertando as vocações e induzindo muitos a ingressarem na nova congregação. De modo que, o edifício da comunidade, em Santa Maria de Mascarela, se tornou pequeno e tiveram de se transferir para o outro convento, na propriedade rural de São Nicolau, não muito distante. 

Pelos resultados fantásticos e devido ao sucesso obtido em Bolonha, no final do ano seguinte (1219), Reginaldo de Orleães foi enviado a Paris, para impulsionar aquela comunidade. O sucesso repetiu-se, pois ali também a sua palestra entusiasmada exerceu um fascínio irresistível. 

Faleceu a 12 de fevereiro de 1220.

Foi beatificado pelo Papa Pio IX em 1875.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF Verde, br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Co 11, 9 – 12, 8; Sl 89 (90), 3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 Ev Lc 9, 43b-45 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 28
São Venceslau
Dom. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

  • O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18