Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Quirino de Neuss

Quarta-feira, 30 Março 2078por Visualizações : 3802

30Mar sao quirinoSão Quirino de Neuss terá nascido em Roma e faleceu por volta do ano 116 em Roma, Itália.

São Quirino de Neuss, é de origem romana e pagã, e era um oficial do imperador Trajano II. Ocupou o posto de tribuno (espécie de governante). No ano de 116, no consulado de Æmilius Æmilianus e Lucius Vetus, o imperador Trajano, voltando de uma campanha vitoriosa contra os partos (povo de origem indo-europeia), soube que o prefeito de Roma, Hermes, tinha abandonado a religião do império romano para aderir ao cristianismo e que tinha sido batizado pelo Papa Alexandre.

Sabendo disto o imperador Trajano II enviou a Roma o general Aureliano com a missão expressa de parar todos os cristãos, condenando-os à morte se persistissem em sua religião. A ordem foi executada, mas Trajano nunca mais voltou a Roma; pois morreu no caminho. Adriano, filho adotivo de Trajano, sucedeu-o no cargo de imperador e o seu primeiro ato oficial foi o de confirmar a ordem do seu antecessor, tornando a perseguição a todos os cristãos mais sangrenta.

Enquanto isso, o general Aureliano voltou a Roma e manda prender Hermes (perfeito da cidade) na prisão da sua própria casa, de acordo com um costume local, confiado à vigilância de São Quirino de Neuss. Mais tarde Aureliano consegue prender o Papa Alexandre, na prisão estadual.

São Quirino de Neuss esforçou-se para que Hermes prestasse novamente culto aos deuses romanos, mas este manteve-se firme na sua decisão pelo cristianismo o que fez Quirino começar a duvidar de seus deuses.

Além disso, São Quirino tinha uma filha, chamada Balbina que sofria de escrófula (uma forma de tuberculose crónica que desfigura o rosto), o que a impediria de se casar. Duvidando dos deuses romanos São Quirino de Neuss pediu ao Papa Alexandre para curar a sua filha. Levaram então a filha de São Quirino à presença do Papa e fizeram com que a criança tocasse as cordas que seguravam cativo o Papa. Assim que Balbina tocou nas cordas a doença cessou. Este milagre foi decisivo para a conversão de São Quirino, que foi batizado naquele dia, assim como a sua filha.

Como se converteu São Quirino foi preso e arrastado até ao tribunal onde foi interrogado. O juiz tenta fazê-lo renunciar à sua fé, mas São Quirino de Neuss manteve-se firme. Para tentar dissuadi-lo os carrascos prepararam a tortura; acendem várias tochas; quebram-lhe os ossos com pedaços de pau e queimam-no nas chamas das tochas. São Quirino, sustentado pela graça de Deus, permanece calmo. Depois disto, cortaram-lhe as mãos e os pés e por fim decapitaram-no.

São Quirino foi morto no dia 30 de março do ano 130 e o seu corpo foi abandonado na rua para servir de alimento para os animais. Nessa noite a sua filha Santa Balbina (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/31/62540/-/santa-balbina.html), levou-o e sepultou-o no túmulo de Prétextatus ao longo da Via Appia, onde permaneceu até o ano de 758. No ano de 758 o Papa Paulo I transferiu-o com muitos outros, para a Igreja de St. Etienne e Silvère. a qual havia construído.

São Quirino de Neuss rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF Verde, br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Co 11, 9 – 12, 8; Sl 89 (90), 3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 Ev Lc 9, 43b-45 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 28
São Venceslau
Dom. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

  • O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18