Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Conrado de Placência

Sábado, 19 Fevereiro 2078por Visualizações : 2958

19Fev S. Conrado de PlacênciaSão Conrado de Placência, nasceu em Calendasco, Placência (Itália) por volta do ano 1290 e faleceu a 19 de fevereiro de 1351 em Noto (itália). Foi-lhe dado o nome Conrado Confalonieri e pertencia a uma das mais nobres famílias da cidade e casou-se muito jovem com Eufrosina.
São Conrado era homem de muitos bens, dado aos divertimentos e à caça. Certo dia encontrando-se a caçar, o animal que Conrado perseguia escondeu-se entre os arbustos. O nobre mandou então que os seus servos lançassem fogo nos arbustos para obrigar o animal a sair. De repente, levantou-se um forte vento e o que com que o fogo se alastrasse rapidamente, provocando enormes prejuízos aos camponeses da região. O governador de Placência mandou procurar o causador do incêndio e foi detido um mendigo que teria estado próximo ao local do incêndio naquele dia. O mendigo foi então torturado para que confessasse o crime e não aguentando a dor, o pobre homem confessou-se culpado, sendo depois condenado à morte.
O verdadeiro culpado, Conrado de Placência ao saber que um inocente, pagaria por ele, apresentou-se voluntariamente perante o governador, confessando-se culpado e propondo-se a pagar todos os prejuízos. Este gesto fez com que S. Conrado de Placência ficasse sem bens e reduzido à pobreza.
Pobre e em busca de penitência pela sua covardia, São Conrado de Placência e a sua esposa viram a interferência divina no evento e concordaram em se separar. Conrado ingressou na Ordem Terceira de S. Francisco e em 1315, a esposa Eufrosina, inflamada pelo zelo do marido, entrou para o convento franciscano de Santa Clara de Placência.
Mas mesmo sob a túnica franciscana palpitava no coração de S. Conrado o espírito aventureiro, mudando de mosteiro em mosteiro. Por fim estabeleceu-se no ano de 1343 na cidade de Noto, (Siracusa – Sicília) e escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do crucifixo. A fama da santidade de Conrado de Placência foi aumentando e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava. Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de São Conrado. Na gruta São Conrado de Placência viveu por trinta e seis anos, na mais austera e penitente solidão, realizando inúmeros milagres, até a sua morte em 19 de fevereiro de 1351.
Ele morreu rezando, ajoelhado diante de um crucifixo.

 

Curiosidade: Embora tenha o título de santo, S. Conrado de Placência nunca foi formalmente canonizado. Em 1515 o papa Leão X permitiu à cidade de Noto celebrar sua festa. Essa permissão foi mais tarde estendida por Urbano VIII a toda a Ordem de São Francisco.
São Conrado ficou conhecido como “o confessor”, por ter confessado a autoria de um grande incêndio na região em que vivia, livrando um mendigo de ser morto injustamente.

 

São Conrado, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • NASCIMENTO DE S. JOÃO Batista – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria do dia, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Is 49, 1-6; Sl 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15 L 2 At 13, 22-26 Ev Lc 1, 57-66. 80 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Dia Nacional do Cigano. * Na Congregação das Irmãs de S. João Batista e de Maria Rainha e Missionários de S. João Batista – Nascimento de S. João Batista, Padroeiro – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – Nascimento de S. João Batista, Titular e Patrono principal da Ordem – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 24
São João Baptista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18