Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato José Olallo Valdês

Sábado, 12 Fevereiro 2078por Visualizações : 6042

12fev B. José Olallo ValdesBeato José Olallo Valdês nasceu a 12 de fevereiro de 1820 em Havana (Cuba) e faleceu a 7 de março de 1889 em Santa Maria del Puerto del Principe (atual Camagüey, Cuba). Não se conhece a filiação do Beato José Olallo Valdês, sabe-se apenas que foi uma das crianças abandonadas no dia 15 de março de 1820 na Casa Berço São José de Havana, onde no mesmo dia recebeu o batismo, pelas mãos do Padre António Eusébio Ramos. Viveu e foi educado na mesma Casa Berço até aos 7 anos, e depois na de Beneficência, manifestando-se um rapaz sério e responsável. Por volta dos 13 anos ingressou na Ordem Hospitalária de São João de Deus, na comunidade do hospital dos santos Felipe e Santiago, em Havana.
Superando os obstáculos que pareciam interpor-se à sua vocação, mantém-se constante na sua decisão, emitindo a profissão como religioso hospitalário. Em abril de 1835 chega à cidade de Porto Príncipe, e começa a trabalhar no Hospital de São João de Deus. Trabalhava de acordo com a sua fé: atendia com especial afeto os doentes; instruía as crianças pobres na doutrina cristã e ensinava-os a ler e a escrever; defendia os escravos. O povo da cidade conhecia-o como Padre Olallo, apesar de não ser sacerdote.
Beato José Olallo Valdês acolheu um rapaz pequeno que tinha problemas mentais e que tinha sido abandonado, a quem queria como um filho.
Durante a luta pela independência de Cuba o hospital foi destinado ao uso dos militares. No ano de 1868, e durante essa mesma luta, o beato recolheu o corpo do General Ignacio Agramonte, que jazia na frente do hospital e lavou o cadáver para que o povo da cidade pudesse prestar tributo ao militar que antes os havia livrado de importantes batalhas na guerra.
O arcebispo de Santiago de Cuba, Monsenhor José Maria Martín de Herrera y de la Iglesia propôs-lhe que fosse ordenado sacerdote, mas o beato José Olallo Valdês recusou porque queria dedicar a sua vida aos pobres e aos doentes.
De 1876, em que morreu seu último irmão de Comunidade, até à data de sua morte, em 1889, ficou sozinho, mas seguiu com a mesma magnificência ocupando-se da assistência dos doentes, sempre fiel a Deus, à sua consciência, à sua vocação e ao carisma, humilde e obediente, com nobreza de coração, respeitando, servindo e amando também os ingratos, os inimigos e aos invejosos, sem nunca abandonar seus votos religiosos.
Ficou doente em dezembro de 1887 e veio a morrer no dia 7 de março de 1889, e quase toda a cidade participou no funeral deste grande homem.
Foi beatificado a 29 de novembro de 2008.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • NASCIMENTO DE S. JOÃO Batista – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria do dia, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Is 49, 1-6; Sl 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15 L 2 At 13, 22-26 Ev Lc 1, 57-66. 80 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Dia Nacional do Cigano. * Na Congregação das Irmãs de S. João Batista e de Maria Rainha e Missionários de S. João Batista – Nascimento de S. João Batista, Padroeiro – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – Nascimento de S. João Batista, Titular e Patrono principal da Ordem – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 24
São João Baptista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18