Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Jerónimo Emiliano

Terça-feira, 08 Fevereiro 2078por Visualizações : 6198

8fev S. Jeronimo EmilianoSão Jerónimo Emiliano nasceu em 1481 em Veneza (Itália) e faleceu a 8 de fevereiro de 1537 em Somasca, Itália. São Jerónimo Emiliano nasceu no seio de uma família rica e tinha três irmãos.  O seu pai era senador e a sua mãe chamava-se Eleonora Morosini e educou-o de acordo com as virtudes cristãs. Tinha três irmãos.

São Jerónimo Emiliano ficou órfão de pai ainda novo e quis entrar para o exército. São Jerónimo passou então a levar uma vida desregrada e cheia de vícios. Passou a ser muito violento e rude.

Aos 25 anos de idade, São Jerónimo Emiliano foi envolvido na guerra contra a Liga de Cambraia (coligação militar que envolvia os reis Luís XII da França, Maximiliano da Alemanha, Fernando da Espanha, e o Papa). São Jerónimo Emiliano foi preso em Castelnuovo (Itália) e ficou preso no Santuário de “Santa Maria Maior” em Treviso, durante um mês. Foi acorrentado nos pés e penduraram uma bola de pedra no seu pescoço. Lembrando dos ensinamentos da mãe, São Jerónimo Emiliano arrependeu-se dos seus pecados e passou a oferecer aquele sacrifício pela sua conversão.

Enquanto estava preso e acorrentado, São Jerónimo Emiliano fez uma promessa à Nossa Senhora de uma peregrinação penitencial, no caso de ser libertado. Na manhã do dia 27 de setembro de 1511, apareceu-lhe uma mulher vestida de branco, que lhe entregou as chaves para abrir as algemas e a porta da torre. Conquistada a liberdade o santo encontrou-se no meio do exército inimigo e pior ainda, sem conhecer a estrada. Recorreu novamente a Nossa Senhora que o guiou até a vista da muralha da cidade. São Jerónimo Emiliano foi parar à Igreja de Treviso. Lá, colocou as chaves e as correntes sobre o altar e confirmou ali sua conversão a Deus.

Quando saiu em liberdade, São Jerónimo Emiliano desfez-se de toda a fortuna e consagrou-se a uma missão muito especial, compartilhar e viver em comunidade com os órfãos, os pobres e os doentes. Assim, em 1531 fundou um instituto de religiosos na cidade de Somasca, Itália, a que deu o nome de Companhia dos Servos dos Pobres, no entanto rapidamente foram chamados de “padres Somascos”. Jerónimo Emiliano permaneceu leigo e dedicou a sua existência a Deus e à caridade.

A motivação da vida espiritual do santo foi o desejo de devolver a Igreja ao estado de santidade das primeiras comunidades cristãs. Este mesmo ideal determinou o modo de organizar a vida das casas que acolhiam os órfãos. O grupo religioso destacou-se por proporcionar educação gratuita aos menores abandonados e órfãos.

Morreu a 8 de fevereiro de 1537, após ter contraído a peste cuidando dos doentes e sepultando os mortos. Apesar disso cuidou dos enfermos até os últimos momentos de sua vida. Deixou o seguinte testamento: “Segui o caminho do Crucificado, desprezai a iniquidade, amai-vos uns aos outros e servi aos pobres”.

Foi canonizado no ano de 1767. Em 1928, o Papa Pio XI declarou-o Padroeiro dos órfãos e das crianças abandonadas.

 

São Jerónimo Emiliano rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • NASCIMENTO DE S. JOÃO Batista – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria do dia, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Is 49, 1-6; Sl 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15 L 2 At 13, 22-26 Ev Lc 1, 57-66. 80 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Dia Nacional do Cigano. * Na Congregação das Irmãs de S. João Batista e de Maria Rainha e Missionários de S. João Batista – Nascimento de S. João Batista, Padroeiro – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – Nascimento de S. João Batista, Titular e Patrono principal da Ordem – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 24
São João Baptista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18