Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Patrício

Quarta-feira, 17 Março 2077por Visualizações : 2667

17Mar S. PatrícioSão Patrício nasceu no ano 387 provavelmente em Banwen, País de Gales e faleceu a 17 de março de 461 em Down, Irlanda. Sabe-se que São Patrício nasceu numa vila que pertencia ao seu pai Calpurnius e ficava numa região entre Inglaterra e a Escócia. O seu pai, Calpurnius, era cristão e o seu avô era padre (nesse tempo, os padres podiam-se casar).

Porém, apesar da influência religiosa, só na idade da adolescência São Patrício se começou a interessar pela religião e pelos estudos.

Quando tinha dezasseis anos, São Patrício foi raptado por um grupo de piratas irlandeses sendo de seguida vendido como escravo. Levado à força para a Irlanda, São Patrício foi submetido a trabalhos forçados num ambiente terrível, entre pessoas rudes, brutas e pagãs. São Patrício tentou fugir duas vezes sem sucesso. Seis anos depois São Patrício conseguiu fugir e alcançou a libertação com que há tanto sonhava.

O jovem Patrício conseguiu embarcar para a Grã-Bretanha indo depois para a França. Em França São Patrício viveu em vários mosteiros. Fixou-se depois no mosteiro de Ésir, sob a orientação de São Germano (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/05/28/62954/-/s%C3%A3o-germano.html).

São Patrício começou juntamente com São Germano uma grande missão apostólica nas terras da Grã-Bretanha, contudo o desejo de São Patrício era evangelizar a Irlanda, aquele povo pagão, que o tinha escravizado. No ano de 432 aquando da morte do Bispo Paládio (responsável pela missão na Irlanda) São Patrício é sagrado bispo e enviado para a Irlanda pelo Papa Celestino I.

São Patrício viveu na Irlanda as três décadas seguintes e dedicou-se a evangelizar o povo. A missão de São Patrício levou à conversão de praticamente toda a Irlanda. O seu lema era respeitar para ser respeitado. Por causa da atitude respeitosa de São Patrício, não existiu repressão contra os cristãos na Irlanda. O próprio rei Leogário, percebendo a santidade de São Patrício, converteu-se e possibilitou que toda a sua corte se convertesse. 

Além de viver uma vida santa, que tocava os corações, São Patrício era um homem de grande visão e dinamismo. São Patrício fundou inúmeros mosteiros pelo país, como centros de irradiação do cristianismo e da cultura. Da Irlanda partiram vários monges missionários que peregrinaram por muitas terras estrangeiras anunciando o Evangelho

Para explicar como a Santíssima Trindade é três e um, ao mesmo tempo, São Patrício utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. São Patrício foi ainda o incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma pública. Um século mais tarde essa prática propagou-se para a restante Europa.

São Patrício faleceu a 17 de março de 461, na cidade de Down (atual Downpatrick -Cidade de Patrício) em sua homenagem.  

São Patrício é co-padroeiro da Irlanda.

 

São Patrício rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 2Rs 22, 8-13; 23, 1-3; Sl 118 (119), 33-34. 35-36. 37 e 40 Ev Mt 7, 15-20 * Na Arquidiocese de Braga – S. Paio, mártir – MF * No Santuário de Fátima e na Paróquia de Fátima – S. Josemaria Escrivá, presbítero, Fundador do Opus Dei – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. André Jacinto Longhin, bispo, da I Ordem – MF; B. Tiago de Ghazir, presbítero, da I Ordem – MF * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Maria Madalena Fontaine e companheiras, virgens e mártires – MO * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – S. Josemaria Escrivá, presbítero, Fundador do Opus Dei – SOLENIDADE * Na Congregação do Santíssimo Redentor – I Vésp. da Virgem santa Maria do Perpétuo Socorro.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sem eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18