Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Margarida de Cortona

Quinta-feira, 22 Fevereiro 2074por Visualizações : 3396

22Fev Santa Margarida de CortonaSanta Margarida de Cortona nasceu em 1247 em Laviano (Itália) e faleceu a 22 de fevereiro de 1297 em Cortona (Itália). Era filha de camponeses pobres e ficou órfã de mãe aos 7 anos. Dois anos depois, o seu pai contraiu segundas núpcias com uma mulher de temperamento ácido e colérico, que nutriu desde o começo uma verdadeira antipatia pela enteada.
A perca da mãe em plena infância, aliada à aversão manifestada pela madrasta deixaram Margarida muito vulnerável. Santa Margarida de Cortona tornou-se uma jovem muito bela com uma personalidade viva e graciosa, começou ela a procurar em perigosos divertimentos a felicidade que lhe faltava no lar.
Certo dia, enquanto passeava pelos arredores de sua casa, Santa Margarida deparou-se com o marquês del Monte, senhor de Valiano e da vila de Palazzi, em Montepulciano, o qual, deslumbrado por sua beleza, a incitou a acompanhá-lo, oferecendo-lhe uma vida cheia de deleites, com a promessa de um casamento nunca realizado… Semelhante oferta seduziu a jovem aldeã de 17 anos, que o seguiu o nobre de quem teve um filho.
Um dia, o seu amante, saiu de casa para resolver uma questão com uns proprietários vizinhos, levando o cão que nunca o abandonava. Passados alguns dias, o cão retorna a casa e uivando desesperadamente, lambia a mão da santa e procurava arrastá-la pela saia. Santa Margarida de Cortona decidiu seguir o animal e encontrou o cadáver do marquês já em putrefação. Aí Santa Margarida teve a iluminação do arrependimento. Percebeu a futilidade da vida que vivia e voltou para a casa de seu pai. O seu objetivo era passar o resto de sua vida em penitência.
Com o intuito de mostrar publicamente sua conversão, Margarida foi à missa tendo uma corda amarrada no pescoço. Pediu perdão a todos pelo desrespeito de sua vida passada. Essa atitude, porém, despertou a inveja de sua madrasta. Esta tramou e agiu até conseguir que Margarida fosse expulsa da paróquia. Margarida sofreu bastante por causa disso. Chegou a pensar em voltar à sua vida de riqueza e luxuria. Porém, venceu a tentação e, com firmeza, manteve-se na decisão que tinha tomado.
Margarida procurou então os franciscanos de Cortona e conseguiu ser aceita na Ordem Terceira. Porém, para ser aceita definitivamente, teria que enfrentar três anos de provações. Passados os três anos de penitência, onde Santa Margarida de Cortona infligiu a si própria as mais severas penitências, em 1277 passou a viver em pobreza como Irmã da Ordem Terceira Franciscana em Cortona, e deixou seu filho entregue aos cuidados de outros franciscanos, em Arezzo.
Em 1278 criou a Confraria de Santa Maria da Misericórdia, uma espécie de hospital onde as mulheres, religiosas ou leigas, podiam assistir e cuidar de doentes, pobres e sem abrigo.
Santa Margarida de Cortona, foi agraciada com várias experiências religiosas e místicas, presenciadas e confirmadas por seus diretores espirituais franciscanos. Entre essas experiências, há relatos de visões, revelações, visitas do anjo da guarda e até mesmo aparições de Jesus Cristo, com quem ela conversava frequentemente nos momentos de orações contemplativas.
Foi canonizada pelo Papa Bento XIII a 16 de maio de 1728.
É protetora dos órfãos, mães solteiras, prostitutas, e dos sem abrigo.

 

Santa Margarida de Cortona rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18