Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Imelda Lambertini

Quarta-feira, 13 Maio 2071por Visualizações : 2662

13mai b. imelda lambertiniBeata Imelda Lambertininasceu no ano de 1320 em Bolonha (Itália) e faleceu a 12 de maio de 1333 na mesma cidade. Era filha de Egano Lambertini e de Castora Galuzzi. O seu pai pertencia à alta nobreza e desempenhou cargos importantes como o de governador de Bréscia e o de embaixador na República de Veneza. A par de grande habilidade, prudência e valor militar, distinguiu-se também por sua profunda fé e amor aos pobres. A mãe da beata Imelda Lambertini rogava com ardorosa fé a Nossa Senhora a graça de ter ao menos um filho. Após rezar inúmeras vezes o Rosário nessa intenção, obteve por fim o favor pelo qual tanto ansiava: o nascimento de uma bela menina! Assim que a menina nasceu a sua mãe consagrou-a à Virgem Maria.

As recreações próprias à infância não atraíam a beata Imelda Lambertini. Do que ela gostava mesmo era conversar sobre Deus e as coisas sobrenaturais. Passava longas horas ajoelhada diante de um pequeno altar que ela mesma adornava e floria.

Naquela época era comum a admissão de crianças em conventos, seja por vontade própria, seja por iniciativa da família. Assim, aos oito anos de idade, Imelda Lambertini foi admitida como oblata no mosteiro dominicano de Santa Maria Madalena di Val di Pietra, onde se preparava para ingressar no noviciado.

Dois anos depois, numa singela cerimônia íntima, teve a felicidade de receber o hábito de São Domingos. Tomando aquele ato com profunda seriedade, a beata Imelda Lambertini tornou-se modelo para todas as irmãs. Só pelo fato de vê-la passar com alegria, modéstia e humildade, as religiosas sentiam-se confirmadas em sua vocação.

Beata Imelda Lambertini tinha um profundo desejo de comungar, mas não a deixavam devido à sua idade.

Na madrugada de 12 de maio de 1333, véspera da festa da Ascensão do Senhor, os sinos tocaram alegremente, chamando as religiosas para o cântico do Ofício Divino. Acabada a salmódia, o sacerdote iniciou a celebração da Santa Missa. Na hora da Comunhão, de joelhos no fundo da igreja, Imelda Lambertini acompanhava com ardorosos desejos a movimentação das monjas que recebiam a sagrada Hóstia e retornavam recolhidas a seus lugares.
De seu coração brotou a mais ardente súplica:

– Meu Jesus, dizem-me que, pelo fato de ser criança, não posso ainda comungar… Mas Vós mesmo dissestes: “Deixai vir a Mim os pequeninos”. Eis que Vos peço, Senhor: vinde a mim!

Jesus, em seu terno amor aos inocentes e humildes de coração, não resistiu a esse apelo: uma Hóstia destacou- se do cibório, elevou-se no ar e, traçando um rastro luminoso por onde passava, foi pousar sobre a cabeça de Imelda! O ministro de Deus, vendo nesse prodigioso fato uma clara manifestação da vontade divina, tomou a Hóstia e deu-lhe a Comunhão.

A beata Imelda Lambertini fechou os olhos, inclinou suavemente a cabeça e permaneceu absorta num profundo recolhimento. Terminou a Missa, passou-se longo tempo, mas a pequena religiosa não fazia o menor movimento, e ninguém se atrevia a perturbar a menina, que se encontrava em êxtase. Por fim, a Madre Superiora tomou a decisão de chamá-la, e todos verificaram que a beata Imelda Lambertini estava morta, pois o seu coração não resistira a tanta felicidade!

Beata Imelda Lambertini foi beatificada em 1826 pelo papa Leão XII. Em 1908, o papa Pio X proclamou-a padroeira das crianças que fazem a primeira comunhão.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 1Cor 4, 6b-15; Sl 144 (145), 17-18. 19-20. 21 Ev Lc 6, 1-5 * Na Diocese do Algarve – B. Vicente de Santo António – MO; em Albufeira – FESTA * Na Companhia de Jesus – Santos Estêvão Pongrácz, Melchior Grodziecki e Marcos Crisevcanin, presbíteros e mártires – MF * Na Diocese de Lamego (Lamego) – I Vésp. da Virgem santa Maria dos Remédios. * Na Ordem de Cister – I Vésp. da Natividade da Virgem santa Maria. * Na Ordem de Malta – I Vésp. da Natividade da Virgem santa Maria. * Na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – I Vésp. da Natividade da Virgem santa Maria. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 07
António Ozanam
Sáb. Set. 07
Mártires Kosice
Sáb. Set. 07
Santa Regina
Sáb. Set. 07
São Clodoaldo
Sáb. Set. 07
São João de Nicomédia
Dom. Set. 08
Natividade da Virgem Santa Maria
Dom. Set. 08
Nossa Senhora da Penha de França
Dom. Set. 08
Nª Srª dos Remédios

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve irá apresentar no próximo dia 21 de setembro o novo Triénio Pastoral 2024/2027 em Assembleia Diocesana que terá lugar no salão paroquial de São Pedro do Mar, em Quarteira. O novo programa trienal, que agora se vai iniciar, será apresentado naquele encontro que tem como destinatários os sacerdotes, diáconos, religiosos, consagrados, […]

  • A Diocese do Algarve estará representada no 53.º Congresso Eucarístico Internacional que se realizará de 08 a 15 deste mês na capital do Equador, Quito. Para além do delegado diocesano aos congressos eucarísticos (nacionais e internacionais), o padre Pedro Manuel, da diocese algarvia participará ainda o cónego Carlos de Aquino. O padre Pedro Manuel, que […]

  • Depois de dois triénios pastorais – dedicados entre 2017 e 2020 à família e entre 2021 e 2024 aos jovens – a Diocese do Algarve vai lançar um novo programa de três anos sob a perspetiva da alegria e da esperança para lhes dar continuidade e que a irá conduzir até 2027. O novo programa […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18