Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São João da Mata

Terça-feira, 17 Dezembro 2069por Visualizações : 3450

17 12 Joao da Mata

São João da Mata também é conhecido como S. Jean de Matha, nasceu a 23 de Junho de 1160, em Faucon-de-Barcelonnette, França e faleceu a 17 de Dezembro de 1213 em Roma, Itália. Era filho de Euphème de Matha, um nobre espanhol, conde de Barcelona e de Provença, e de Martha.

S. João da Mata mudou-se com a família para Marselha, onde começou os estudos. A sua mãe foi também sua professora na infância, introduzindo-o desde cedo aos círculos dos conventos e hospitais. A educação da mãe influenciou fortemente São João da Mata. Desde pequeno, São João da Mata mostrou preocupação para com os injustiçados.

São João da Mata estudou na Universidade d'Aix, e depois na Universidade de Paris, onde obteve o grau de doutor em Teologia. O bispo de Paris na altura, Maurice de Sully, incentivou São João da Mata a tornar-se sacerdote.

Em 1193, São João da Mata conhece Félix de Valois (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/20/39559/-/s-f%C3%A9lix-de-val%C3%B3is.html) e retira-se para a floresta tornando-se discípulo de São Félix.

João da Mata teve uma visão no dia em que celebrou a sua primeira missa em que ele e São Félix teriam sido chamados a criar uma ordem cuja missão seria resgatar cristãos presos pelos turcos. Junto com São Félix, São João da Mata monta então uma pequena congregação na floresta. A Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou Padres Trinitários, como são conhecidos, foi fundada em 1197 e aprovada pelo Papa Inocêncio III a 17 de Dezembro de 1198.

Apesar da ordem ter sido criada em França, os primeiros membros a serem admitidos não foram franceses, mas os ingleses Roger Dees e João, o Inglês, e um escocês, Guilherme Scot, antigos condiscípulos de João da Mata.

Construíram um mosteiro em Cerfroi (actual Brumetz), nos arredores de Paris, que depois se tornou a Casa-mãe da Ordem dos Trinitários. Em seguida conseguiram ajuda para construir um mosteiro em Paris, perto da capela atualmente dedicada a São joão de Matha. De lá os sacerdotes missionários formados passaram a soltar os cativos, levando-os, em triunfo, a Paris. O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro. Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado a sangrar nas ruas de Túnis, na Tunísia.

São João da Mata recuperou-se, reuniu os cristãos e embarcaram num navio que devia levá-los a Roma. O barco foi atacado, as velas rasgadas e o leme partido. Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia.

Faleceu no dia 17 de Dezembro de 1213, em Roma

Foi canonizado pelo papa Alexandre VII a 21 de Outubro de 1666.

 

São João da Mata rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Roberto Belarmino, bispo e doutor da Igreja – MF S. Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 1Cor 12, 12-14. 27-31a; Sl 99 (100), 2. 3. 4. 5 Ev Lc 7, 11-17 * Na Ordem Beneditina – S. Hildegarda, virgem – MF; S. Roberto Belarmino – MF * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Alberto de Jerusalém, bispo e legislador da Ordem – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Martinho de Finojosa, bispo – MF; S. Hildegardes, monja – MF * Na Ordem Franciscana – Impressão das Chagas de S. Francisco de Assis – FESTA; na II e III Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Impressão das Chagas de S. Francisco de Assis – FESTA * Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação de Regra própria (1511). * Na Companhia de Jesus – S. Roberto Belarmino – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoverá, através do seu Setor da Pastoral Familiar, um retiro para casais no dia 05 de outubro. A iniciativa, que terá início às 9h30, realizar-se-á no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, e será orientada pelo padre Vítor Lamosa Pereira, sacerdote jesuíta. Em nota enviada, a organização informa que […]

  • Sete jovens do Algarve estão a participar no 50º Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos que está a decorrer este sábado e domingo no Santuário de Fátima. Os representantes da Diocese do Algarve naquele encontro são oriundos das paróquias de Lagos, Olhão, Pêra, Silves, São Luís e São Pedro de Faro. Os algarvios estiveram […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no dia 05 de outubro, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa – inicialmente agendada para 25 de maio deste ano, mas que foi adiada – tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18