Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Vicente

Sábado, 22 Janeiro 2067por Visualizações : 7676

22 Jan - vicenteSão Vicente nasceu em Huesca, Espanha nos finais do século III e faleceu no ano 302 em Valência, Espanha.

São Vicente era filho de Eutiquio e Enola. São Vicente foi educado em Saragoça (Espanha), onde absorveu com fervor as lições de religião e de letras proporcionadas pelo Bispo Valério, o mesmo Bispo que o viria a ordenar diácono.

Diocleciano, imperador de Roma na altura em que São Vicente viveu, ordenou a Daciano que efetuasse uma brutal perseguição aos cristãos da Península Ibérica.

Ao chegar a Saragoça, Daciano prendeu o Bispo Valério e São Vicente, enviando-os para Valência para serem encarcerados e torturados. Daciano tentou por todos os meios que tanto o Bispo como São Vicente negassem a sua fé. Perante a sua afirmação de Fé cristã, Daciano condenou o Bispo Valério a ser desterrado e São Vicente à morte.

São Vicente foi conduzido novamente à prisão, onde lhe foram infligidos inúmeros suplícios, como a flagelação e o rasgar de carnes, vindo a falecer no dia 22 de Janeiro do ano 304. O seu corpo foi abandonado num pântano, com o objetivo de ser comidos pelas aves, mas foi salvo por um corvo. Desesperado, Daciano ordenou que largassem o corpo do santo em alto mar, mas depressa o corpo de São Vicente regressou a terra.

No entanto, o corpo de São Vicente ainda não estava a salvo, pois em 755 o califa Abd al-Rahmãn conhecido por profanar os locais santos por onde passava chegou à Península Ibérica. Então os moçárabes, pegaram no corpo de São Vicente e fugiram com o mesmo para o Algarve. Não se sabe o motivo pelo qual, o Algarve foi o local eleito pelos moçárabes para se refugiarem. Ao chegaram, os valencianos ergueram habitações e colocaram as relíquias do santo numa construção já existente no local com função religiosa. 

No ano de 1147, D. Afonso Henriques, tomou a cidade de Lisboa aos mouros e mandou construir um mosteiro em honra do mártir, a que pôs o nome de São Vicente de Fora, e empreendeu duas expedições ao Algarve com o intuito de recuperar as relíquias de São Vicente.

Antes de abandonarem o sudoeste algarvio, sucederam ainda dois milagres: o primeiro foi protagonizado por um homem que roubou parte de uma relíquia e foi castigado, com a perda da visão; o segundo ocorreu quando S. Vicente transformou o mar bravo naquela zona num lago, de fácil navegação. 

A chegada das relíquias a Lisboa decorreram durante a noite, afim de evitar conflitos que acabaram por acontecer no dia seguinte. Naquela noite o corpo foi depositado na Igreja de Santa Justa, por esta ser a igreja mais próxima do local do desembarque. No dia seguinte as relíquias de São Vicente foram colocadas na Sé de Lisboa.

 Curiosidade: São Vicente é o padroeiro da nossa Diocese. Diocese do Algarve

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18