Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Matilde

Terça-feira, 15 Março 2067por Visualizações : 3187

15Mar S. MatildeSanta Matilde nasceu em 895 em Enger, Vestfalia (atual Alemanha) e faleceu a 14 de março de 968 em Quedlimburgo (Alemanha). Era filha do Conde Teodorico de Ringelheim também denominado Dietrich da Vestfália e de Reinilda da Frísia também denominada Reinhild da Dinamarca.

Santa Matilde foi educada pela avó, que também se chamava Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford, Vestfália. Por causa dessa educação, Santa Matilde aprendeu a ler e a escrever, para além de ter estudado filosofia e teologia. Santa Matilde casou-se com apenas catorze anos, com um duque da Saxónia chamado Henrique que viria a tornar-se rei da Alemanha.

Com o rei Henrique I, Santa Matilde viveu um casamento feliz, que durou vinte anos. 

O reinado de Henrique I foi justo e bom para o povo. Segundo os livros, Santa Matilde teve grande influência no reinado do marido, lutando pela justiça e pela bondade, sempre nos bastidores do governo. Santa Matilde mostrou-se cheia de bondade e portadora de grande generosidade para com os súditos, especialmente os pobres e doentes. Em tempo de paz, Santa Matilde passou a assistir à população, erguendo conventos, igrejas, hospitais e escolas.

O rei, por sua vez, fazia da Alemanha o país líder da Europa. Ele salvou seu país da invasão dos húngaros. Depois, regularizou a situação da Alemanha com a França e a Itália. Em seguida, passou a exercer domínio sobre os dinamarqueses e os eslavos. O reinado de Henrique I ficou bastante fortalecido. Contudo com a morte do rei Henrique I a paz chegou ao fim.

O rei tinha indicado como seu sucessor o seu filho mais velho Otão. Porém, um filho mais novo chamado Henrique quis o trono e os exércitos aliados de cada um desses príncipes começaram a guerrear, para grande tristeza de Santa Matilde. Por fim Otão venceu e assumiu o trono.

Depois de tudo isso, os filhos voltaram-se contra a própria mãe. Alegaram que Santa Matilde esbanjava os bens do reino com os pobres e com a Igreja. Por isso, retiraram-lhe toda a fortuna ordenaram que Santa Matilde exilada.

Santa Matilde foi viver no Mosteiro de Engerm onde se dedicou à oração e aos sacrifícios, pedindo incessantemente pela conversão dos filhos. Muitos anos depois, os irmãos Otão e Henrique caíram em si e arrependeram-se. Assim procuraram Santa Matilde e pedindo-lhe perdão, receberam-na no reino e devolveram-lhe toda a sua fortuna. Com autoridade sobre os seus bens novamente, Santa Matilde distribuiu tudo aos pobres, salvando famílias inteiras da miséria e da perdição.

Depois disso, voltou para a vida religiosa no mosteiro. Lá, recebeu o dom da profecia e ajudou a muitos com suas orações, escuta e aconselhamento.

Santa Matilde faleceu a 14 de março de 968.

Santa Matilde nunca foi canonizada formalmente mas é venerada como santa desde o momento da sua morte.

 

Santa Matilde, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18