Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Columbano

Quarta-feira, 24 Novembro 2066por Visualizações : 2710

24 11 S. Columbano São Columbano nasceu no ano de 540 em Leinster (Irlanda) e faleceu a 23 de Novembro de 615 em Bobbio (Itália).

São Columbano foi um monge e missionário irlandês, conhecido pela fundação de inúmeros mosteiros pela Europa. Com 50 partiu juntamente com mais doze monges, andou pela França toda, onde fundou vários mosteiros, centros propulsores de vida missionária.

Depois do primeiro impulso de evangelização e de vida cristã, por obra sobretudo dos santos bispos Hilário de Poitiers e Martinho de Tours, quando o espírito religioso na França estava em decadência, devido sobretudo às frequentes invasões de bárbaros, a presença de São Columbano, profeta e reformador, com os seus monges, reavivou a vida cristã, e numerosos foram os seguidores da vida austera de São Columbano.

Foi através de São Columbano que foi difundido o espírito penitencial e a prática da confissão pessoal auricular em vez da confissão colectiva.

Tendo entrado em conflito com a despótica rainha da França por ter verberado certos abusos da corte real, São Columbano deixou aquele país e rumou para a Suíça, iniciando a evangelização na região do lago de Constança. Lá ficara seu discípulo São Galo, que deixou o seu nome ligado ao célebre mosteiro de Sant Gallen, ainda hoje centro de espiritualidade.

Com cerca de setenta anos, Columbano atravessou os Alpes e no norte da Itália deixou outra fundação importante, o mosteiro de Bobbio, que evoluiu na cidade e diocese. Aí, São Columbano, vencido pelo cansaço, veio a falecer com 75 anos de idade. 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Isabel de Portugal – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Am 7, 10-17; Sl 18 B (19B), 8. 9. 10. 11 Ev Mt 9, 1-8 * Na Diocese de Coimbra – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Coimbra. Na cidade de Coimbra – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA * Na Diocese de Leiria-Fátima – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Leiria. Na cidade de Leiria – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – MO * Na Ordem Carmelita – B. Maria Crucifixa Curcio, virgem – MF * Na Ordem de São Domingos – B. Pedro Jorge Frassáti – MF * Na Ordem Franciscana – S. Isabel de Portugal, rainha, da III Ordem – MO * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Isabel de Portugal – MO * Na Arquidiocese de Braga (Basílica do Bom Jesus) – I Vésp. do aniversário da Basílica do Bom Jesus.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Jul. 04
Mártires da Papua Nova Guiné
Qui. Jul. 04
São João Gabriel Perboyre

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Igreja Católica celebrou no passado 26 de junho a memória litúrgica de São Josemaria Escrivá e o Opus Dei a solenidade do seu fundador. Na Eucaristia que no Algarve assinalou aquela festividade, o padre Pedro Manuel, que presidiu à mesma ao final da tarde na capela do Imaculado Coração de Maria em Faro, afirmou […]

  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18