Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Casimiro

Quinta-feira, 04 Março 2066por Visualizações : 3448

4Mar S. CasimiroSão Casimiro nasceu a 3 de outubro de 1458, na Croácia e faleceu a 4 de março de 1484 em Hrodna, Bielorrússia. São Casimiro era o décimo terceiro filho do rei Casimiro IV, da Polónia e da rainha Elisabete d'Asburgo.

São Casimiro renunciou ao trono e desde pequeno que procurou a simplicidade e abriu mão do luxo da realeza. As ricas festas e as facilidades da nobreza não o seduziam. Ainda adolescente, optou por fazer um voto de castidade e por viver uma vida simples recolhido no seu quarto que transformou numa cela, como seria a de um eremita. Ali, São Casimiro dedicou-se à oração, à penitência, a disciplina e à solidão.  Trazia sempre consigo e um cilício para castigar o corpo e cada semana dedicava alguns dias ao jejum. Ao sono eram reservadas poucas horas e, embora lhe tivesse à disposição um leito que em comodidade nada deixava a desejar, escolhia de preferência o chão para o repouso do corpo.

Quando São Casimiro tinha apenas treze anos, os húngaros depuseram o rei Mateus Corvino e ofereceram a coroa a Casimiro. Ele, porém, recusou por não buscar o poder e também porque seu pai não era a favor daquela deposição. A única “ambição” de Casimiro era, de fato, o ideal monástico, a vida de oração e a santidade.

O jovem Casimiro, no entanto, não se eximia de deveres políticos que estivessem ao seu alcance e que não o desviassem de sua vocação. Assim, ajudado seu pai nos assuntos do reino a partir dos dezassete anos. Ajudou a resolver problemas da Lituânia e se tornou muito querido por todos de lá. Mas ele não queria nenhuma coroa. Quando o rei da Hungria se converteu ao cristianismo e deixou tudo para ingressar num mosteiro, o pai de Casimiro, o rei Casimiro IV, passou a ser o dono daquelas terras, que incluíam a então Prússia e a Hungria. Nem assim o jovem Casimiro quis reinar sobre esses territórios.

O pai de São Casimiro teve que se ausentar da sede do reino para negociar a ampliação do reino até aos mares Negro e Báltico, tornando o seu império gigantesco. Por isso, confiou a regência da sede ao filho Casimiro. O filho, cumpriu suas obrigações com grande competência e passou a ser mais amado pelo povo. Porém, o poder não o seduziu. Assim, quando o seu pai voltou, entregou o poder com alívio, preferindo a caridade para com os pobres e a vida simples.

O pai de São Casimiro negociou um casamento para o filho. Seria com uma bela princesa de um reino vizinho e amigo. São Casimiro, porém, recusou, alegando que sua vocação era para a vida celibatária e uma dedicação total a Deus e aos pobres. A contragosto, o seu pai desfez o contrato de casamento e São Casimiro seguiu sua vocação.

São Casimiro faleceu com apenas vinte e cinco anos, vítima de tuberculose, no dia 4 de março de 1484.

São Casimiro é o Padroeiro da juventude Lituana e protetor dos pobres.

São Casimiro foi canonizado em 1251.

 

São Casimiro rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Jb 3, 1-3. 11-17. 20-23; Sl 87 (88), 2-3. 4-5. 6. 7-8 Ev Lc 9, 51-56 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Qua. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O 24º Encontro dos Povos Migrantes – promovido no passado domingo, 29 de setembro, por representantes das comunidades de imigrantes dos concelhos de Faro e Loulé em parceria com a Câmara de Loulé – teve início com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, […]

  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18