Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Anscário

Terça-feira, 03 Fevereiro 2065por Visualizações : 14220

3fev S. AnscarioSanto Anscário ou Ansgário de Hamburgo, nasceu a 8 de setembro de 801 em Amiens (França) e faleceu a 3 de fevereiro de 865 em Brema (Alemanha). Também é conhecido como Santo Óscar.

Desde pequeno, Santo Anscário conviveu com os monges beneditinos da cidade de Corbiè. Na infância, estudou no colégio do mosteiro, onde regressou, mais tarde, para se tornar monge e professor interno. Aos vinte e três anos, Santo Anscário foi exercer esta função na Saxónia (Alemanha).
Santo Anscário começou a destacar-se quando o novo rei da Dinamarca, em 826, o convidou a instalar uma missão evangelizadora nas cidades de Hedeby e Ribe, para conversão dos seus súditos, quase todos pagãos. Esta oportunidade foi bem aproveitada por Santo Anscário, porém um ano depois o rei foi deposto e exilado. Santo Anscário seguiu o rei e abandonou a Dinamarca.

No ano 829, Santo Anscário foi enviado como missionário para a Suécia, junto com o monge Vitimaro, estabelecendo-se na cidade de Birka. Reinava então um rei chamado Björn, que o recebeu amigavelmente e o autorizou a celebrar missa e pregar a religião cristã. O santo converteu e batizou o rei. Após um ano e meio de trabalho os resultados pareciam mostrar boas bases e o Papa Gregório IV, designou-o como seu delegado na Alemanha, onde o imperador Ludovico, o Pio, que era filho e sucessor de Carlos Magno, desejava criar na diocese de Hamburgo uma nova estrutura eclesiástica, vocacionada para a missão de evangelizar os dinamarqueses, suecos, eslavos e bálticos.
Santo Anscário aceitou a ocasião para ampliar as fronteiras da evangelização. No ano de 834, foi consagrado arcebispo de Hamburgo. Assim, pode dar maior estabilidade à missão na Suécia, consagrando seu companheiro, o monge Vitimaro, bispo daquela diocese.

No ano 840, com a morte do rei Ludovico, o Pio (rei da Aquitânia – região da atual França), a aliança do império franco-alemão ficou enfraquecida e as invasões dos bárbaros normandos começaram a devastar toda a Europa setentrional. Esta reviravolta política, desintegrou toda a estrutura organizada por Santo Anscário, começando pela Dinamarca, depois Suécia e finalmente Hamburgo, em 845. Nesta ocasião, o santo teve apenas tempo para salvar as relíquias da sua igreja.
Depois de alguns anos no mosteiro alemão de Brema, Santo Anscário decidiu recomeçar a partir da Suécia, para onde voltou.

O, então, rei Olavo autorizou a evangelização cristã, que ele organizou sozinho, primeiro formando bons missionários, depois indicando a região onde iriam atuar. Assim, o santo vivia em constante peregrinação, fortalecendo com a sua presença as novas bases iniciadas.
Santo Anscário sempre soube que a sua obra missionária estaria sujeita aos interesses destes reis do Norte, minados pelas inúmeras alianças políticas e religiosas e por vários fatores externos, mas nunca desistiu. Nos últimos anos, sentiu que as raízes para um cristianismo profundo no Norte estavam nascendo, embora semeadas em meio dos temporais, como resultado de sua obstinada esperança e fé inabalável.
Morreu no dia 3 de fevereiro de 865 no mosteiro de Brema, Alemanha. A Igreja, por justa razão, proclamou-o "apóstolo dos povos escandinavos".

Foi canonizado pelo Papa Nicolau I.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Imaculado Coração da Virgem santa Maria – FESTA (transferida) Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. de Nossa Senhora. L1: Is 61, 9-11; Sl 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd Ev: Lc 2, 41-51 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Imaculado Coração da Virgem santa Maria, Padroeira da Província – SOLENIDADE * Na Congregação do Espírito Santo e na Congregação dos Sagrados Corações – Imaculado Coração da Virgem santa Maria, Titular das Congregações – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Imaculado Coração da Virgem santa Maria, Titular e Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Imaculado Coração da Virgem santa Maria – FESTA * No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria e no Instituto das Servas do Coração Imaculado de Maria – Imaculado Coração da Virgem santa Maria, Padroeira dos Institutos – SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade (Fundadora) – S. Maria Micaela do Santíssimo Sacramento, virgem – SOLENIDADE * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – Aniversário da fundação das «Filhas de S. Paulo» (1915). * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sem eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

 

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
4
Favoritos web
18