Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Inês

Quarta-feira, 21 Janeiro 2065por Visualizações : 6481

21 Jan - InêsSanta Inês nasceu no ano 291 d.C. em Roma, Itália e morreu a 21 de Janeiro do ano 304 d.C em Roma, Itália.

Santa Inês era descendente de uma poderosa família nobre e desde pequena que foi educada pelos seus pais na fé cristã. Santa Inês cresceu virtuosa e decidiu consagrar a sua pureza a Deus, resistindo às investidas dos jovens ricos da nobreza romana, desejosos do seu amor.

Tinha Santa Inês, treze anos quando foi cobiçada, pela sua enorme beleza, riqueza e virtude, pelo jovem Fúlvio, filho do perfeito de Roma, Semprônio. 

Quando Santa Inês rejeitou o jovem Flúvio, foi levada a julgamento e obrigada a manter o fogo sagrado de um templo dedicado a Vesta, aceso. Santa Inês, recusou-se a fazê-lo, dizendo: " Se recusei o seu filho, que é um homem vivo, como pode pensar que eu aceite prestar honras a uma estátua que nada significa para mim? Meu esposo não é desta terra" - afirmou Santa Inês referindo-se a Jesus Cristo. "Sou jovem, é verdade, mas a fé não se mede pelos anos e sim pelos sentimentos. Deus mede a alma, não a idade. Quanto aos deuses, até podem ficar furiosos, que eu não os temo. Meu Deus é amor". 

Tendo proferido estas palavras, Santa Inês foi condenada a ser exposta nua num prostíbulo no Circo Agnolo (hoje Praça Navona, em Roma onde se ergue a Basílica de Santa Inês). 

Diz a história que, introduzida no local da desonra, uma luz celestial a protegeu e ninguém ousou aproximar-se dela. Os cabelos de Santa Inês cresceram maravilhosamente cobrindo o seu corpo. Ao ser defendida por um anjo guardião, um dos seus lascivos pretendentes caiu morto, mas Santa Inês, com piedade, orou a Deus e Deus o ressuscitou.

Com medo, o prefeito Simprônio passou o caso ao seu cruel substituto, Aspásio. Após novo interrogatório, Santa Inês foi condenada a morrer queimada. As chamas também não tocaram em Santa Inês, voltando-se contra os seus algozes e matando muitos deles, Por fim, Santa Inês foi decapitada, a mando do vice-perfeito de Roma, Aspásio.

Os pais de Santa Inês, sepultaram o seu corpo num terreno próximo da Via Momentana, onde a princesa Constantina, filha do imperador Constantino, viria a mandar erguer a majestosa basílica de Santa Inês Fora dos Muros, palco de grandes milagres, por intermédio de Santa Inês.

Oito dias depois da sua morte, Santa Inês apareceu em glória aos seus pais que rezavam no seu túmulo, segurando um cordeirinho branco e cercada de muitas virgens e anjos, sendo que Santa Inês anunciou nesse momento aos seus pais, a sua grande felicidade no céu.

Curiosidade: Santa Inês é a padroeira da castidade, dos jardineiros, dos noivos, das vítimas de violação e das virgens.

                   Normalmente é representada com um cordeiro junto a si, até porque o seu nome provém do latim agnus (cordeiro) e um lírio, símbolo da pureza.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Isabel de Portugal – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Am 7, 10-17; Sl 18 B (19B), 8. 9. 10. 11 Ev Mt 9, 1-8 * Na Diocese de Coimbra – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Coimbra. Na cidade de Coimbra – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA * Na Diocese de Leiria-Fátima – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Leiria. Na cidade de Leiria – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – MO * Na Ordem Carmelita – B. Maria Crucifixa Curcio, virgem – MF * Na Ordem de São Domingos – B. Pedro Jorge Frassáti – MF * Na Ordem Franciscana – S. Isabel de Portugal, rainha, da III Ordem – MO * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Isabel de Portugal – MO * Na Arquidiocese de Braga (Basílica do Bom Jesus) – I Vésp. do aniversário da Basílica do Bom Jesus.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Jul. 04
Mártires da Papua Nova Guiné
Qui. Jul. 04
São João Gabriel Perboyre

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Igreja Católica celebrou no passado 26 de junho a memória litúrgica de São Josemaria Escrivá e o Opus Dei a solenidade do seu fundador. Na Eucaristia que no Algarve assinalou aquela festividade, o padre Pedro Manuel, que presidiu à mesma ao final da tarde na capela do Imaculado Coração de Maria em Faro, afirmou […]

  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18