Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Filipe

Quinta-feira, 03 Maio 2063por Visualizações : 2086
3 mai s. filipePouco se sabe da vida de São Filipe (apóstolo) mas o que se sabe é verdadeiramente belo. São Felipe era natural de Betsaida, na Galileia. São Crisóstomo diz que São Felipe foi casado e tinha duas filhas. 
São Filipe foi o quinto apóstolo a ser chamado por Jesus Cristo (Jo 1:43). Logo após ter sido convidado por Jesus, São Filipe convida São Bartolomeu (também conhecido como Natanael) para seguir o Messias.
Segundo Clemente de Alexandria, terá sido São Filipe o Apóstolo que pediu a Jesus Cristo licença para sepultar o pai, e que recebeu de Nosso Senhor a resposta: "Segue-me e deixa os mortos sepultarem os mortos".
Terá sido São Filipe que no milagre da multiplicação dos pães perguntou a Jesus onde havia de arranjar comida para tanta gente.
Certa ocasião, em que vieram alguns pagãos para ver Jesus, foram São Filipe e Santo André que os apresentaram ao Divino Mestre. 
Foi São Filipe que pediu a Jesus Cristo para mostrar o Pai aos apóstolos, tendo Jesus respondido “quem me vê, vê o Pai".
Existe um facto realmente extraordinário na vida São Filipe. Um dia, quando obrigado a reverenciar o deus Marte acendendo-lhe incenso, surge detrás do altar pagão uma cobra que mata o filho do sacerdote-mor e dois dos seus servos. São Filipe fá-los reviver (tal como Lázaro reviveu e não ressuscitou) e matou a cobra. Esse milagre de São Filipe originou a conversão de muitas pessoas ao cristianismo.
Não se sabe exatamente como ou quando São Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado aos oitenta e sete anos, por ordem do imperador Domiciano. As suas relíquias estão guardadas numa igreja de Roma, junto com as de São Tiago Menor.
 
São Filipe rogai por nós!
 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • NASCIMENTO DE S. JOÃO Batista – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria do dia, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Is 49, 1-6; Sl 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15 L 2 At 13, 22-26 Ev Lc 1, 57-66. 80 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Dia Nacional do Cigano. * Na Congregação das Irmãs de S. João Batista e de Maria Rainha e Missionários de S. João Batista – Nascimento de S. João Batista, Padroeiro – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – Nascimento de S. João Batista, Titular e Patrono principal da Ordem – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 24
São João Baptista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18