Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Domingos de Silos

Sexta-feira, 20 Dezembro 2058por Visualizações : 3120

20 12 S. Domingos de SilosSão Domingos de Silos nasceu no ano 1000 em na Espanha e faleceu a 20 de Dezembro de 1073 em Silos, Burgos (Espanha). São Domingos de Silos nasceu numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite aos pobres. Ao mesmo tempo, São Domingos de Silos era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.

O pároco viu a boa vontade de São Domingos de Silos e ajudou-o a entrar no seminário. Depois de ser ordenado São Domingos passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão.

Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, ingressando no mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade do mosteiro. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Depois São Domingos de Silos foi feito prior do mosteiro de Santo Emiliano. Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o São Domingos de Silos recusou de forma humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, São Domingos de Silos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, o recebeu no seu palácio. No entanto, São Domingos retirou-se para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.

São Domingos de Silos teve uma visão de um anjo em sonho que lhe prometeu três coroas: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Cañas e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos.

São Domingos de Silos, previu a sua morte que ocorreu a 20 de Dezembro de 1073 no mosteiro de S. Sebastião de Silos. O seu exemplo de bondade e simplicidade foi tão forte que o seu próprio pai decidiu tornar-se monge.

Dos diversos milagres que se atribuem ao São Domingos de Silos o mais difícil é a libertação de um cristão que estava em poder dos mouros. Sabendo que São Domingos de Silos se dedicava a libertar os cristãos aprisionados, os mouros decidiram meter o prisioneiro dentro de uma pesada arca.

Sobre o imenso e pesado móvel dormia um cachorro, um galo e uma galinha que tinham por missão despertar com latidos e cacarejos o mouro, se alguém dela se aproximasse.        

Passaram-se os dias, e os animais continuavam a dormir em cima da arca enquanto o mouro espiava a cada momento pelas fendas de uma porta. O tempo passava e São Domingos de Silos não aparecia para resgatar o cristão.           

O prisioneiro sentia que o seu corpo se ia debilitando dia a dia, e já tinha perdido as esperanças de ser resgatado.

Sem encontrar resistência, em uma noite, quando o mouro dormia sob o efeito de uma tremenda bebedeira, apareceu São Domingos de Silos que levou pelos ares não só a arca onde se encontrava o cristão, bem como o galo, a galinha e o cachorro, levando tudo até o povoado de Silos. Donde os monges fizeram tocar de alegria os sinos acompanhados pelo clamor incessante das pessoas que receberam o prisioneiro libertado.

 

São Domingos de Silos, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 1Cor 12, 31 – 13, 13; Sl 32 (33), 2-3. 4-5. 12 e 22 Ev Lc 7, 31-35 * Na Ordem de Cister – Comemoração dos defuntos da família cisterciense falecidos durante o ano. * Na Ordem Franciscana – S. José de Cupertino, presbítero, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. José de Cupertino, presbítero, da I Ordem – MO * Na Ordem de São Domingos – S. João Macias, religioso – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Set. 18
São José de Cupertino
Qua. Set. 18
São João Macias
Qui. Set. 19
Nª Srª da Salete
Qui. Set. 19
Santo Afonso de Orozeo
Qui. Set. 19
São Francisco Maria de Camporosso
Qui. Set. 19
São Januário

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve está a organizar a participação dos jovens algarvios no Encontro Nacional da Juventude “Rejoice!”, que comemora o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A iniciativa, promovida pelo Patriarcado de Lisboa e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa, tem […]

  • A Diocese do Algarve promoverá, através do seu Setor da Pastoral Familiar, um retiro para casais no dia 05 de outubro. A iniciativa, que terá início às 9h30, realizar-se-á no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, e será orientada pelo padre Vítor Lamosa Pereira, sacerdote jesuíta. Em nota enviada, a organização informa que […]

  • Sete jovens do Algarve estão a participar no 50º Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos que está a decorrer este sábado e domingo no Santuário de Fátima. Os representantes da Diocese do Algarve naquele encontro são oriundos das paróquias de Lagos, Olhão, Pêra, Silves, São Luís e São Pedro de Faro. Os algarvios estiveram […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18