Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São João Bosco

Segunda-feira, 31 Janeiro 2056por Visualizações : 11919

31 Jan João boscoSão João Bosco, também é conhecido como Dom Bosco, nasceu a 16 de agosto de 1815 em Becchi – Itália (atual Castelnuovo Dom Bosco em sua homenagem) e faleceu em Turim a 31 de janeiro de 1888. Era filho de Francesco Bosco e Margherita Occhiena. Tinha dois irmãos, António (filho do primeiro casamento do pai) e José (seu irmão mais velho).

São João Bosco ficou órfão de pai aos dois anos. Diante da difícil situação económica porque passava o norte da Itália, a infância de São João Bosco foi marcada pela pobreza da família.

Desde criança que São João Bosco se sentia chamado a falar de Deus aos amigos, pois observava a realidade à sua volta: muitas crianças vindas do campo, na maioria órfãs como ele, em busca de emprego, mas que acabavam na rua a passar fome, convivendo com o crime ou explorados por aqueles que buscavam mão-de-obra barata. Quando podia, São João Bosco atraía um grupo de meninos e apresentando-lhes uma performance de teatro, magia ou música e, de seguida, passava uma mensagem de fé, de amor, de catequese.

Diz-se que a sua vocação surgiu de um sonho, quando tinha 9 anos. No sonho São João Bosco estava a brigar com outros meninos quando um homem, que alguns acreditam ser Jesus Cristo, se aproximou e lhe disse para educar, não com pancadas, mas com carinho.

São João Bosco dizia então: “Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.

São João Bosco fez a primeira comunhão em 1826. Em 1828 começou a estudar e aos dezasseis anos (1831) passa a frequentar a escola de Castelnuovo D'Asti. Em 30 de outubro de 1835, quando completou vinte anos, ingressou no Seminário de Chieri. Dom Bosco foi ordenado sacerdote a 5 de junho de 1841, pelo bispo Luigi Fransoni. Após a ordenação, São João Bosco transfere-se para Turim. Durante a sua adolescência, São João Bosco teve de trabalhar para pagar os seus estudos. Foi alfaiate, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e nos tempos livres, estudava música.

Assim que foi ordenado São João Bosco começou o seu trabalho com meninos de rua, evangelizando-os e ensinando-lhes uma profissão.

O trabalho frutificou e em 1846, Dom Bosco pensava em organizar uma associação religiosa, contudo, a disputa pela separação entre Estado e Igreja na Itália não permitia uma ordem em moldes religiosos. A solução veio com a ideia de se criar uma organização de cidadãos que se dedicavam às atividades educativas, tudo em moldes civis que serviriam como uma associação de cidadãos aos olhos do Estado e como uma associação de religiosos perante a Igreja.

São João Bosco conseguiu então um terreno no bairro de Valdocco, em Turim. Mudou-se para lá e fundou a obra que mudaria a vida de muitos meninos, oferecendo-lhes moradia, segurança, diversão, catequese e profissionalização. Chamou este local de Oratório São Francisco de Sales.

Já padre São João Bosco teve boas ofertas de trabalho pastoral mas renunciou a todas elas bem como às comodidades que lhe ofereciam para se dedicar aos rapazes que vinham aos grupos para a cidade de Turim em busca de trabalho. Inicialmente, começou por reuni-los num pátio onde os atraía através dos jogos com a única finalidade de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Em plena revolução industrial estes jovens eram muito explorados e D. Bosco, através do diálogo com os patrões, conseguiu os primeiros contratos de trabalho. Depressa fundou internatos e escolas profissionais. Nos pátios havia grupos de catequese mas também jogos e música pois ele dizia que era preciso gostar do que os jovens gostavam para que eles acolhessem o que os educadores lhes queriam comunicar.

São João Bosco foi escritor de livros sagrados e profanos para assim ajudar a formar os jovens. Mandou construir Igrejas, especialmente a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim. A Maria confiava todo o seu trabalho e teve provas evidentes da sua proteção materna. Dizia que Maria Auxiliadora era a protagonista da sua vida e obra e apelava ao amor constante a esta boa Mãe.

Encontrou nos seus educandos bons colaboradores e, com alguns dos primeiros, fundou a Congregação Salesiana, em 1855. Com outros sacerdotes e leigos colaboradores na obra da juventude, fundou os Salesianos Cooperadores, grupo a que chamou de “Salesianos leigos”. Em 1872, com Maria Mazzarello, juntamente com sua amiga Petronilla, fundou uma oficina de costura para meninas. O projeto deu certo e a organização passou a acolher meninas órfãs sob o nome Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que teriam a missão de cuidar das meninas.

São João Bosco teve a alegria de ver alguns dos seus jovens optar pelo caminho da santidade que ele propunha. Sofreu duras incompreensões, porém o seu amor à Igreja nunca decaiu e o Papa sempre o compreendeu e animou a sua obra.

Abriu casas por várias zonas da Itália, França, Espanha e pela América Latina.

Nos últimos momentos da sua vida, dirigindo-se ao Bispo D. Cagliero e ao Pe. Rua, que seria seu sucessor, D. Bosco pede-lhes: “Amai-vos…como irmãos. Fazei o bem a todos e a ninguém o mal”.

Foi para os jovens que teve as últimas palavras: “Dizei aos meus jovens que os espero a todos no Céu”.

Faleceu a 31 de janeiro de 1888.

Foi canonizado pelo Papa Pio XI no ano de 1934.

São João Bosco rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Flm 7-20; Sl 145 (146), 7. 8-9a. 9bc-10 Ev Lc 17, 20-25 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – Todos os Santos Carmelitas – FESTA * Na Ordem de Cister – Comemoração de todos os defuntos que militaram sob a Regra de S. Bento * Na Ordem Franciscana – Santos Nicolau Tavelic, presbítero e Companheiros, mártires, da I Ordem – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Santos Nicolau Tavelic e Companheiros, presbíteros e mártires, da I Ordem – MO * Na Companhia de Jesus – S. José Pignatelli, presbítero – MO * Na Diocese de Mindelo (Cabo Verde) – Aniversário da criação da Diocese (2003).

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Nov. 14
Beata Madalena Morano
Qui. Nov. 14
Beata Maria da Paixão
Qui. Nov. 14
Santo Alberto Magno
Sex. Nov. 15
Edmundo Rich
Sex. Nov. 15
Santa Gertrudes Magna
Sex. Nov. 15
Santa Mectildes

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18