Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Columbano

Terça-feira, 24 Novembro 2043por Visualizações : 7719

24 11 S. Columbano São Columbano nasceu no ano de 540 em Leinster (Irlanda) e faleceu a 23 de Novembro de 615 em Bobbio (Itália).

São Columbano foi um monge e missionário irlandês, conhecido pela fundação de inúmeros mosteiros pela Europa. Com 50 partiu juntamente com mais doze monges, andou pela França toda, onde fundou vários mosteiros, centros propulsores de vida missionária.

Depois do primeiro impulso de evangelização e de vida cristã, por obra sobretudo dos santos bispos Hilário de Poitiers e Martinho de Tours, quando o espírito religioso na França estava em decadência, devido sobretudo às frequentes invasões de bárbaros, a presença de São Columbano, profeta e reformador, com os seus monges, reavivou a vida cristã, e numerosos foram os seguidores da vida austera de São Columbano.

Foi através de São Columbano que foi difundido o espírito penitencial e a prática da confissão pessoal auricular em vez da confissão colectiva.

Tendo entrado em conflito com a despótica rainha da França por ter verberado certos abusos da corte real, São Columbano deixou aquele país e rumou para a Suíça, iniciando a evangelização na região do lago de Constança. Lá ficara seu discípulo São Galo, que deixou o seu nome ligado ao célebre mosteiro de Sant Gallen, ainda hoje centro de espiritualidade.

Com cerca de setenta anos, Columbano atravessou os Alpes e no norte da Itália deixou outra fundação importante, o mosteiro de Bobbio, que evoluiu na cidade e diocese. Aí, São Columbano, vencido pelo cansaço, veio a falecer com 75 anos de idade. 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Justino, mártir – MO Vermelho – Ofício da memória (Semana I do Saltério). Missa da memória. L 1: 2Pd 1, 2-7; Sl 90 (91), 1-2. 14-15ab. 15c-16 Ev: Mc 12, 1-12 * Na Diocese de Beja – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE (transferida); nas outras igrejas da Diocese – Ofício e Missa da memória. * Na Diocese de Santarém – Aniversário da Ordenação episcopal de D. José Augusto Traquina Maria (2014). * Na Ordem da Visitação de Santa Maria – Visitação da Virgem santa Maria – SOLENIDADE (transferida). * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Virgem santa Maria do Sagrado Coração de Jesus, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE (transferida). * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – S. Aníbal Maria de França, presbítero e Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários e Missionárias de S. Carlos (Scalabrinianos/as) – S. João Batista Scalabrini – SOLENIDADE * Nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor – Aniversário da fundação da Congregação. * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – Inicia-se em junho um novo ano agrícola. Recomenda-se a celebração das “Rogações” num domingo à escolha, segundo as conveniências pastorais.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 01
São Justino
Ter. Jun. 02
São Félix de Nicosia
Ter. Jun. 02
São Marcelino
Ter. Jun. 02
São Pedro, mártir

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

 

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
4
Favoritos web
18