Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Gotardo

Sábado, 04 Maio 2041por Visualizações : 9274
4mai s. gotardoSão Gotardo de Hildesheim nasceu a 5 de dezembro de 960 em Reichersdorf, (Alemanha) e faleceu a 4 de maio de 1038 em Hildesheim (Alemanha).
Os pais de São Gotardo, profundamente cristãos, notaram, desde cedo, existir no menino algo de extraordinário. Desde pequeno São Gotardo demonstrou ser vocacionado à vida religiosa-sacerdotal. São Gotardo tinha o costume de sair de casa sozinho e ir até a igreja do mosteiro para acompanhar a missa.
Os pais, temendo que lhe acontecesse algum acidente no trajeto da casa até o mosteiro, por ser ainda muito pequeno, deram ordem aos criados que deixassem as portas da casa fechadas durante o dia. Mas São Gotardo, quando viu que a porta estava fechada impedindo que fosse à igreja, começou a chorar, fazendo com que os pais o acompanhassem na missa.
Chegando à idade estudantil, São Gotardo frequentou o Mosteiro de Alteich. Os seus pais queriam que São Gotardo de Hildesheim aprendesse ciências humanas e as ciências dos santos. O progresso de São Gotardo foi tão grande que ele foi aceite entre os cónegos do mosteiro apesar de ter apenas 14 anos.
Com o tempo, São Gotardo tornou-se o assessor do bispo, depois recebeu o sacramento do diaconato, ficando ao serviço da igreja do mosteiro. Após um tempo, São Gotardo foi escolhido superior do mosteiro.
Quando São Gotardo completou os estudos eclesiásticos, o bispo Dom Cristiano quis ordená-lo sacerdote, mas São Gotardo não aceitou. Só depois de muita insistência do bispo é que São Gotardo de Hildesheim aceitou ser ordenado.
Com o tempo, São Gotardo tornou-se monge e depois abade. No ano de 1020, faleceu Dom Benvardo, bispo de Hildesheim, e o imperador indicou São Gotardo para ser o seu sucessor. Mais uma vez São Gotardo recusou, aceitando apenas depois de ter tido uma visão.
São Gotardo morreu com a idade de 77 anos. 
São Gotardo foi canonizado pelo Papa Inocêncio II a 29 de outubro de 1131.
 
São Gotardo, rogai por nós!
 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício próprio (Semana I do Saltério). Te Deum. † Missa própria, Glória, Credo, pf. pascal. L 1: At 6, 1-7; Sl 33 (34), 1-2. 4-5. 18-19 L 2: 1Pd 2, 4-9 Ev: Jo 14, 1-12 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Dia da Mãe. * Na Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição – Aniversário da fundação da Congregação (1871). * Na Diocese de Mindelo – Ofertório para o Seminário Diocesano. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. maio 03
São Filipe
Dom. maio 03
São Tiago Menor
Seg. maio 04
Mártires da Papua Nova Guiné
Seg. maio 04
São Floriano
Seg. maio 04
São Gotardo
Seg. maio 04
São José Maria Rúbio
Seg. maio 04
São João Gabriel Perboyre
Seg. maio 04
São João, Agostinho e Companheiros
Seg. maio 04
São Peregrino

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

 

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
4
Favoritos web
18