Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Leonardo de Porto Maurício

Terça-feira, 26 Novembro 2041por Visualizações : 8730

26 11 S. Leonardo de Porto Maurício

 

São Leonardo de Porto Maurício, nasceu a 20 de Dezembro de 1676 em Porto Maurício, na Itália e faleceu a 26 de Novembro de 1751. São Leonardo de Porto Maurício foi baptizado sob o nome Paolo Girolamo.  

São Leonardo de Porto Maurício ficou órfão muito cedo e foi criado e educado por um tio.

São Leonardo encontrou cedo a sua vocação ao Sacerdócio, e foi para Roma formar-se no Colégio da Companhia de Jesus. Por causa da sua inocência e sólida virtude, S. Leonardo conquistou a simpatia e a alta consideração de seus superiores, que nele viam outro angélico Luís Gonzaga. Entrou para a Ordem Franciscana, no Convento de São Boaventura, e com 26 anos já era Padre.

S. Leonardo começou a vivenciar toda a riqueza do Evangelho e a radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, à Igreja e para com todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença (tuberculose), São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico.

Foi, no século XVIII, o grande apóstolo do santo exercício da Via-Sacra. Era um grande amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergiam para a salvação das almas. Era tal a unção, a caridade ardente e o entusiasmo que repassava em suas pregações, que o célebre orador Bapherini, encanecido já no exercício da palavra, sendo enviado por Clemente XII a ouvir os sermões de Leonardo para depois o informar a este respeito, desempenhou-se da sua missão dizendo “que nunca ouvira pregador mais arrebatador, que o efeito de seus discursos era irresistível, que ele próprio não pudera reter as lágrimas”.

Foi canonizado pelo Papa Pio IX a 29 de Junho de 1867.

É padroeiro dos prisioneiros.

 

São Leonardo de Porto Maurício rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Justino, mártir – MO Vermelho – Ofício da memória (Semana I do Saltério). Missa da memória. L 1: 2Pd 1, 2-7; Sl 90 (91), 1-2. 14-15ab. 15c-16 Ev: Mc 12, 1-12 * Na Diocese de Beja – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE (transferida); nas outras igrejas da Diocese – Ofício e Missa da memória. * Na Diocese de Santarém – Aniversário da Ordenação episcopal de D. José Augusto Traquina Maria (2014). * Na Ordem da Visitação de Santa Maria – Visitação da Virgem santa Maria – SOLENIDADE (transferida). * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Virgem santa Maria do Sagrado Coração de Jesus, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE (transferida). * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – S. Aníbal Maria de França, presbítero e Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários e Missionárias de S. Carlos (Scalabrinianos/as) – S. João Batista Scalabrini – SOLENIDADE * Nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor – Aniversário da fundação da Congregação. * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – Inicia-se em junho um novo ano agrícola. Recomenda-se a celebração das “Rogações” num domingo à escolha, segundo as conveniências pastorais.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 01
São Justino
Ter. Jun. 02
São Félix de Nicosia
Ter. Jun. 02
São Marcelino
Ter. Jun. 02
São Pedro, mártir

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

 

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
4
Favoritos web
18