Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Valburga

Quinta-feira, 25 Fevereiro 2038por Visualizações : 4092

25Fev WalburgaSanta Valburga nasceu por volta do ano 710 em Devonshire (Inglaterra). Santa Valburga nasceu no seio duma rica família anglo-saxã que se sucedia no trono desde o século III. Era filha de São Ricardo e irmã de São Vilibaldo e São Vunibaldo.

Santa Valburga tinha completado dez anos quando o seu pai entregou o trono ao sobrinho, que tinha atingido a maioridade e levou a família para viver num mosteiro. Poucos meses depois, o rei e os dois filhos partiram em peregrinação para Jerusalém, enquanto ela foi confiada à abadessa de Wimburn. Dois anos depois o seu pai morreu em Itália e Santa Valburga ficou no mosteiro onde se fez monja e se formou.

Em 748, Santa Valburga foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi acalmada pelas preces de Valburga. Santa Valburga foi apoiada na Alemanha pelo sei tio São Bonifácio (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/06/05/58686/-/s-bonif%C3%A1cio.html) que consolidava um grande trabalho de evangelização.

São Bonifácio designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo tinha construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Santa Valburga foi eleita a abadessa. Após a morte do irmão, a santa passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezassete anos.

Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região. Santa Valburga entregou-se a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com frequência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Faleceu a 25 de fevereiro de 779.

Foi canonizada pelo Papa Adriano II nos finais dos ano 800.

Santa Valburga, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo – Ofício próprio (Semana I do Saltério). Te Deum. † Missa própria, Credo, pf. I do Advento. Toma-se o Lecionário dominical do Ano C. L 1 Jr 33, 14, 16; Sl 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14 L 2 1Ts 3, 12 – 4, 2 Ev Lc 21, 25-28. 34-36 * As Missas deste Tempo Litúrgico não têm Glória. * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Na Arquidiocese de Évora – Ofertório para a Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Vila Real – Assembleia sacerdotal e sufrágio pelos bispos e presbíteros falecidos. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18