Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Juliana de Nicomedia

Terça-feira, 16 Fevereiro 2038por Visualizações : 4472

16Fev S. Juliana de NicomediaSanta Juliana de Nicomedia terá nascido no ano de 285 em Nicomedia (atual Turquia) e faleceu no ano de 304 ou 305. Juliana era filha duma família ilustre de Nicomedia, o seu pai de nome Africano era pagão (prestava culto a vários deuses) e a sua mãe agnóstica (não acreditava em nenhum Deus). Devido à sua situação familiar, Juliana batizou-se em segredo e entregou-se inteiramente a Cristo.
Santa Juliana de Nicomedia era filha de Africano, homem rude e pagão, e, desde a infância, havia abraçado o cristianismo. Quando soube que o pai a tinha prometido a um jovem nobre chamado Evilásio, não pode deixar de sentir certa repugnância pois Evilásio era também pagão.
Santa Juliana era uma filha obediente e submissa ao seu pai, contudo não poderia aceitar o casamento com um homem pagão. Então depois de pensar muito sobre a situação, foi procurar Evilásio e ter-lhe-á dito que só casava com ele quando este fosse prefeito da cidade.
Evilásio que tinha grande influência na cidade, tornou-se prefeito da mesma pouco tempo depois. Foi então ter com Santa Juliana de Nicomedia que lhe respondeu que era cristã e que não poderia de modo algum unir-se a um pagão, convidando o jovem Evilásio a converter-se ao cristianismo.
Muito agastado, Evilásio procurou o pai de Santa Juliana que tentou a todo o custo demovê-la da sua posição. Africano tratou Santa Juliana com carinho, ameaças e até punições físicas. Vendo que não conseguia mudar a opinião da filha fez-lhe um ultimato, ou se casava ou ia a tribunal. Santa Juliana preferiu ir a tribunal e Evilásio, na qualidade de prefeito, intimou-a a prestar declarações sobre a fé. Como Santa Juliana não renunciou à fé cristã, Evilásio mandou-a prender.
Nessa mesma noite, no interior da cela apareceu a Santa Juliana um anjo, luminoso, que lhe disse:
- Juliana, sacrifica aos deuses! Deves obedecer à vontade do imperador.
Santa Juliana pensou porque lhe haveria Deus de lhe pedir tal coisa. Aquilo só podia ser obra do demónio. Assim orou com fervor, suplicando ao Senhor que lhe desse forças para vencer a tentação.
Evilásio fê-la passar pelos suplícios mais atrozes. Por fim, mandou decapitá-la.

 

Santa Juliana de Nicomedia rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo – Ofício próprio (Semana I do Saltério). Te Deum. † Missa própria, Credo, pf. I do Advento. Toma-se o Lecionário dominical do Ano C. L 1 Jr 33, 14, 16; Sl 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14 L 2 1Ts 3, 12 – 4, 2 Ev Lc 21, 25-28. 34-36 * As Missas deste Tempo Litúrgico não têm Glória. * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Na Arquidiocese de Évora – Ofertório para a Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Vila Real – Assembleia sacerdotal e sufrágio pelos bispos e presbíteros falecidos. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18