Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Pedro de São José Betancur

Terça-feira, 26 Abril 2033por Visualizações : 6296

26Abr Pedro de San Jose BetancurSão Pedro de São José Betancur nasceu 19 de março de 1626 em Villaflor (Tenerife) e faleceu a 25 de abril de 1667 em Antigua (Guatemala).

São Pedro de São José Betancur nasceu no seio duma família cristã e era filho de Amador González Betancur de la Rosa e Ana Garcia sendo batizado apenas com dois dias de idade.

A infância de São Pedro de São José Betancur foi passada em Villaflor. O santo era um menino modesto, calmo, mas poderosamente construído por seu trabalho no campo. Desde cedo São Pedro de São José Betancur apresentava uma predileção pelas coisas de Deus, orando o tempo todo, mesmo no campo cuidando das cabras de seu pai.

A família de São Pedro de São José Betancur não tinha dinheiro e o seu pai era dono de terras e ovelhas, que perdeu nas mãos de um agiota (pessoa que empresta dinheiro ilegalmente e que cobra juros altíssimos). Aos 23 anos São Pedro de São José Betancur deixou Tenerife e, depois de 2 anos, chegou à Guatemala. São Pedro de São José Betancur começou a viver na Guatemala como se esta fosse essa a sua pátria, e depressa captou a simpatia das famílias do lugar, que desejavam a presença do santo nas suas casas, pela sua afabilidade e interesse pela situação de cada um.

São Pedro de São José Betancur ajudou pobres, doentes, órfãos e moribundos, e foi um precursor dos Direitos Humanos.

Por dificuldades nos estudos, não conseguiu ser sacerdote, não foi membro de uma Ordem religiosa, o que o convenceu de que Deus o chamava à santidade por outro caminho; seguiu o da caridade, tornando-se um verdadeiro apaixonado pelos pobres por amor a Cristo. Sincero e humilde, mas de um singular intuição e prática na vida, soube reconhecer Deus e encontrar Cristo nas ruas da cidade. Os seus compatriotas chegavam em busca de poder e de riquezas; ele procurou as suas honras na catequese, na oração e no alívio dos sofrimentos humanos dos pobres. Essa era a sua ambição, que realizava “sempre ocupado em obras de misericórdia”, aliviando o sofrimento do seu Salvador nas cruzes dos mais pobres.

Peregrino e contemplativo, São Pedro de São José Betancur traçou um itinerário de lugares de oração, de recolhimento e de contemplação, para que aqueles povos pudessem gozar de momentos de contato com o Senhor. Por isso, não nos admiremos de que ele fosse um “leigo fundador de uma Ordem religiosa”. Assim se expressam os Bispos da Guatemala em Carta Pastoral, escrita a propósito da sua canonização.

Tendo vestido o hábito da Terceira Ordem da Penitência franciscana, continuou a sua vida na prática das obras de caridade, consolidando a sua devoção a Maria; rezava o terço na Capela da casa com os escravos, os mais simples, sem deixar de se retirar para o “seu” Calvário (tinha-o construído com as suas próprias mãos), pelos pátios da Pousada de Belém. Alguns deixaram-se seduzir pelo seu exemplo e congregou à sua volta os que julgou idôneos para dar cumprimento aos seus desejos. Com eles acerta uma vida regular de oração e austeridade que, ao trabalho com os pobres, uniam uma espiritualidade muito rica de fidelidade a Deus e vida comunitária. Assim nasceu a Ordem Betlemita, fundada na Guatemala e ainda hoje viva naqueles meios, ao serviço das pessoas mais humildes e sem lar.

São Pedro de São José Betancur foi canonizado a 30 de julho de 2002 pelo Papa João Paulo II.

 

São Pedro de São José Betancur rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Roberto Belarmino, bispo e doutor da Igreja – MF S. Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 1Cor 12, 12-14. 27-31a; Sl 99 (100), 2. 3. 4. 5 Ev Lc 7, 11-17 * Na Ordem Beneditina – S. Hildegarda, virgem – MF; S. Roberto Belarmino – MF * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Alberto de Jerusalém, bispo e legislador da Ordem – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Martinho de Finojosa, bispo – MF; S. Hildegardes, monja – MF * Na Ordem Franciscana – Impressão das Chagas de S. Francisco de Assis – FESTA; na II e III Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Impressão das Chagas de S. Francisco de Assis – FESTA * Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação de Regra própria (1511). * Na Companhia de Jesus – S. Roberto Belarmino – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve está a organizar a participação dos jovens algarvios no Encontro Nacional da Juventude “Rejoice!”, que comemora o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A iniciativa, promovida pelo Patriarcado de Lisboa e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa, tem […]

  • A Diocese do Algarve promoverá, através do seu Setor da Pastoral Familiar, um retiro para casais no dia 05 de outubro. A iniciativa, que terá início às 9h30, realizar-se-á no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, e será orientada pelo padre Vítor Lamosa Pereira, sacerdote jesuíta. Em nota enviada, a organização informa que […]

  • Sete jovens do Algarve estão a participar no 50º Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos que está a decorrer este sábado e domingo no Santuário de Fátima. Os representantes da Diocese do Algarve naquele encontro são oriundos das paróquias de Lagos, Olhão, Pêra, Silves, São Luís e São Pedro de Faro. Os algarvios estiveram […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18