Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Vítor

Sábado, 12 Abril 2031por Visualizações : 5840

12Abr S. vitorSão Vítor também conhecido como S. Victouro nasceu na aldeia de Paços, perto de Braga (Portugal). Não se sabe muito da vida do santo. Sabe-se já na adolescência São Vítor não era batizado mas encontrava-se a fazer preparação para tal sendo catecúmeno.

No início do século IV, (umas fontes apontam o ano 300, outras o ano 312), São Vítor saiu de casa e deparou-se com uma festividade em honra aos deuses Ceres e Silvano. Esta festa consistia em carregar as imagens dos deuses e sacrificar, em determinadas paragens, vários animais em honra destes, bem como queimar incenso.

Os que participavam na “procissão” quiseram que São Vítor se juntasse a eles e que também festejasse as divindades. Mas São Vítor recusou-se a prestar culto aos ídolos romanos e tentaram então coroar São Vítor com flores, em alusão aos deuses, o que o santo voltou a recusar, fazendo com que as pessoas se enfurecessem.

A população irritada, decidiu solicitar ao governador da cidade, chamado Sérgio, que fizesse justiça. O Governador mandou então que trouxessem São Vítor até si, para o poder interrogar. E assim aconteceu. Os soldados levaram São Vítor à presença do governador que lhe perguntou porque renunciava às divindades, uma vez que, por ordem do Imperador, deviam ser adoradas.

São Vítor não se deixou intimidar e voltar a professar a sua fé em Deus tendo sido amarrado a uma árvore e açoitado por ordem do governador. Depois de castigado, São Vítor voltou à presença do governador que o voltou a interrogar perguntando-lhe porque desprezava as divindades romanas. São Vítor tornou a reiterar a sua fé e voltou a ser castigado, desta vez sendo martirizado pelo fogo. Como São Vítor não cedia, nem desistia de fazer valer a sua Fé em Deus o governador Sérgio desistiu e mandou que cortassem a cabeça ao jovem catecúmeno. A sentença foi cumprida sobre uma ponte de pedra que ligava as margens do rio Este. O corpo de São Vítor foi lançado ao pântano para ser devorado pelos animais que ali passavam, contudo, os animais nem se aproximaram do corpo em respeito ao santo.

Durante a noite o corpo de São Vítor foi recolhido e sepultado pelos cristãos perto do local do martírio, no sítio onde posteriormente se ergueu uma Igreja em seu nome. A partir do dia em que degolaram Victor, aquele local passou a ser conhecido por “Goladas”, em alusão ao derradeiro martírio do santo.

 

São Vítor rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. André, apóstolo – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 Rm 10, 9-18; Sl 18 A, 2-3. 4-5 Ev Mt 4, 18-22 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Beja – Aniversário da entrada solene de D. José João dos Santos Marcos. SÁBADO à tarde Roxo. * I Vésp. do Domingo I do Advento (Semana I do Saltério) – Compl. dep. I Vésp. dom. Começa o I volume da Liturgia das Horas.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18