Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Alfege de Abingdon

Sexta-feira, 19 Abril 2030por Visualizações : 3543

19Abr Alfege de AbingdonSanto Alfege de Abingdon nasceu no ano de 954 em Weston, Somerset (Inglaterra) e faleceu a 19 de abril de 1012 em Greenwich (Reino Unido).
É também conhecido como Alphege, Elphege, Goduíno ou Godwine.
Santo Alfege de Abingdon tornou-se monge ainda muito jovem. Inicialmente entrou para o mosteiro de Deerhurst, no condado de Gloucester (Inglaterra) mudando-se depois para Bath, onde construiu uma pequena cabana e se tornou um anacoreta (monge que vive sozinho).
Pouco tempo depois, muitos homens e mulheres iam até à cabana, procurando Santo Alfege de Abingdon para obter conselhos e pedir ao santo que os recomendassem nas orações que dirigia a Deus. O número de discípulos de Santo Alfege cresceu tanto que este viu-se obrigado a fundar um mosteiro. Assim no ano de 970 era fundada a Abadia de Bath.
A 19 de outubro de 984 Santo Alfege foi sagrado Bispo de Winchester. Enquanto bispo, Santo Alfege de Abingon mostrou grande austeridade de vida, admirável caridade e afável doçura. O santo trabalhou tanto para socorrer a população menos protegida que no seu tempo não havia um só mendigo na cidade. Santo Alfege de Abindon foi ainda o principal responsável pela construção de um grande órgão na catedral, audível a mais de 1600 metros de distância e que exigia mais de 24 homens para operá-lo. Construiu e ampliou também as igrejas da cidade, e promoveu o culto de Swithun e do predecessor de Swithun, Etelvoldo de Winchester.
O trabalho que Santo Alfege desenvolveu para converter os ainda pagãos homens do Norte foi estupendo. Foi o santo bispo que, em 994, administrou os sacramentos da iniciação cristã ao rei Olaf Tryggvason.da Noruega, convertido por missionários ingleses.

Em 1006, Alfege sucedeu Alfrico como Arcebispo da Cantuária, e levou a cabeça de Swithun consigo como uma relíquia para o novo local. Foi a Roma em 1007 para receber o pálio, símbolo de sua condição de arcebispo, do Papa João XVIII, mas foi assaltado durante sua viagem. Durante a viagem de regresso e quando atravessava os Alpes, Santo Alfege de Abingdon passou por uma pequena cidade da Itália. Os habitantes roubaram-no e obrigaram-no a procurar um abrigo fora daquelas terras.
Imediatamente depois daquele ato selvagem, um incêndio alastrou-se pela cidade. E tal era a força do vento que rapidamente todas as casas seriam consumidas. Todos os habitantes viram no incêndio um castigo, uma punição do céu. Correram então à procura de Santo Alfege para lhe pedirem perdão por o terem maltratado injustamente.
Quando o encontraram, os habitantes suplicaram, em lágrimas, ao Santo que com orações e rogos, pusesse fim ao sinistro. Pouco depois de Santo Alfege de Abingdon orar a Deus, o incêndio cedeu.
Em 1011 os dinamarqueses invadiram a Inglaterra, e de 8 a 29 de setembro sitiaram a Cantuária. Santo Alfege saiu em socorro das populações violentadas nos seus direitos, e enquanto trabalhava pelo rebanho, não se descuidava de lutar pela conversão dos invasores. Auxiliados pela traição de Elfmar, cuja vida Alfege tinha uma vez salvo, os invasores conseguiram saquear a cidade. Santo Alfege foi preso e mantido em cativeiro por sete meses. A Catedral de Cantuária foi saqueada e queimada pelos dinamarqueses, após a captura de Alfege.
Santo Alfege recusou-se a permitir que um resgate fosse pago por sua liberdade, e como resultado, foi morto à pedrada no dia 19 de abril de 1012 em Greenwich (então em Kent, agora parte de Londres), supostamente no local onde se encontra a Igreja de Santo Alfege.
Santo Alfege de Abingdon foi canonizado pelo Papa Gregório VII no ano de 1078.

 

Santo Alfege rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Isabel de Portugal – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Am 7, 10-17; Sl 18 B (19B), 8. 9. 10. 11 Ev Mt 9, 1-8 * Na Diocese de Coimbra – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Coimbra. Na cidade de Coimbra – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA * Na Diocese de Leiria-Fátima – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Leiria. Na cidade de Leiria – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – MO * Na Ordem Carmelita – B. Maria Crucifixa Curcio, virgem – MF * Na Ordem de São Domingos – B. Pedro Jorge Frassáti – MF * Na Ordem Franciscana – S. Isabel de Portugal, rainha, da III Ordem – MO * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Isabel de Portugal – MO * Na Arquidiocese de Braga (Basílica do Bom Jesus) – I Vésp. do aniversário da Basílica do Bom Jesus.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Jul. 04
Mártires da Papua Nova Guiné
Qui. Jul. 04
São João Gabriel Perboyre

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Igreja Católica celebrou no passado 26 de junho a memória litúrgica de São Josemaria Escrivá e o Opus Dei a solenidade do seu fundador. Na Eucaristia que no Algarve assinalou aquela festividade, o padre Pedro Manuel, que presidiu à mesma ao final da tarde na capela do Imaculado Coração de Maria em Faro, afirmou […]

  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18