Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Carlos Borromeu

Domingo, 04 Novembro 2029por Visualizações : 5314

04 11 S. Carlos Borromeu

São Carlos Borromeu nasceu na cidade de Arona (Itália) em 2 de Outubro de 1538 e faleceu em Milão a 3 de Novembro de 1584.

Era filho do Conde Gilberto Borromeo e de Margherita de Medici, irmã do Papa Pio IV (1559-1565), do qual era sobrinho.

São Carlos Borromeu recebeu ótima formação humana e cristã, e estudou na Universidade de Pavia onde se destacou pela facilidade de administrar e tratar as pessoas. Chamado a Roma, pelo seu tio o Papa Pio IV, São Carlos mesmo antes de receber os Sacramentos da Ordem, aceitou a nomeação e responsabilidades de Cardeal e Arcebispo de Milão, num tempo em que a Igreja se preparava para uma renovação interna.

São Carlos Borromeu tornou-se para a Igreja um modelo de pastor e de caridade, já que se consumiu por inteiro pela guarda e salvação das almas. Logo após ter auxiliado o Papa e tê-lo motivado para colocar em prática todo o inspirado conteúdo do Concílio de Trento (1545-1563), assumiu com todo o ardor a missão de obedecer as decisões que levaram à contra-reforma, o qual respondia as necessidades da Igreja daquela época, e também levar a todos os fiéis da diocese de Milão para o Cristo.

São Carlos Borromeu foi o primeiro bispo a fundar seminários para a formação dos futuros padres; promoveu sínodos diocesanos; abundou os escritos catequéticos e conhecimento da doutrina católica; e assistiu com seu zelo e apostolado santo toda a sua região além de ajudar na Evangelização de outras áreas da Europa, desta maneira deu sua vida a Deus gastando-se totalmente pelo bem dos outros e da Igreja.

Sentindo-se atraído pela vida contemplativa, São Carlos Borromeu pensou em renunciar à arquidiocese. Mas seu amigo, o Venerável Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, arcebispo de Braga, dissuadiu-o dessa ideia, convencendo-o de que, naquele século em que o alto Clero tantas vezes dava mau exemplo, seria melhor que ele (S. Carlos Borromeu), altamente colocado na escala social e ademais sobrinho de um Papa, desse o bom exemplo de vida santa como arcebispo. Foi o que fez São Carlos Borromeu, modelo perfeito de pastor-de-almas zeloso, que aplicou em Milão as reformas ordenadas pelo Concílio de Trento.

 

São Carlos Borromeu é o santo protetor dos catequistas.

 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Santa Faustina Kowalska, virgem – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Jb 42, 1-3.5-6.12-16 (heb. 1-3.5-6.12-17); Sl 118 (119), 66 e 71. 75 e 91. 125 e 130 Ev Lc 10, 17-24 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Comemoração de todos os Irmãos da Ordem, pais e benfeitores falecidos – MO * Na Ordem de São Domingos – B. Raimundo de Cápua, presbítero – MF * Na Ordem de Malta – B. Pedro Pattarini de Ímola, religioso – MO * Na Congregação Salesiana – B. Alberto Marvelli – MF * Na Congregação do Santíssimo Redentor – B. Francisco Xavier Seelos, presbítero – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve espera levar um mínimo de 150 participantes ao Jubileu dos Jovens, que se realizará, de 28 de julho a 03 de agosto de 2025, em Roma (Itália), com o Papa Francisco. O número foi avançado na reunião online do passado dia 30 de setembro para apresentação do programa de atividades do […]

  • O programa de atividades do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve para o presente ano pastoral 2024/2025 foi apresentado numa reunião online no passado dia 30 de setembro, presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Quintas. Na apresentação feita aos animadores de jovens, o Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) deixou claro que o […]

  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18