Manifestação de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa |
||||||
|
|
|
|||||
|
||||||
Foi numa tarde de sábado, no dia 27 de Novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, na Rue du Bac, em Paris, que Santa Catarina Labouré (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/28/41387/-/s-catarina-labour%C3%A9.html) teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima tinha, sob os seus lindos pés descalços, um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente se encheram de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direcções e, num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor. Foi deste modo que Santa Catarina Labouré relatou a sua visão: "A Virgem Santíssima baixou os olhos para mim e disse-me no íntimo do meu coração: “Este globo que vês representa o mundo inteiro (...) e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem”. Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e estas (as mãos) inclinaram-se para a terra. Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: "Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Ouvi, então, uma voz que me dizia: "Faz cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança." O Arcebispo de Paris, Dom Quelen, autorizou a cunhagem da medalha e instaurou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da medalha, a que a piedade do povo deu o nome de Medalha Milagrosa, ou Medalha de Nossa Senhora das Graças. A conclusão do inquérito foi a seguinte: "A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e graças singulares obtidos, parecem sinais do céu que confirmam a realidade das aparições, a verdade das narrativas da vidente e a difusão da Medalha". Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é a mesma Nossa Senhora das Graças, por ter Santa Catarina Labouré ouvido, no princípio da visão, as palavras: "Estes raios são o símbolo das Graças que Maria Santíssima alcança para os homens." Significado da Medalha: A Santíssima Virgem de pé sobre o globo terrestre: isso significa que Ela, além de ser Nossa Mãe do Céu, é também a Rainha da Terra e de todo o Universo. Ela esmaga sob seus pés uma serpente que representa o demônio, que tenta continuamente os homens com o intuito de levá-los para o inferno. Nossa Senhora tem um poder incomparavelmente maior que o do demônio. Ela protege todos os filhos que lhe pedem com confiança. De seus dedos saem raios de luz. Estes raios representam as graças que a Santíssima Virgem concede aos que se devotam a Ela. Perguntada por Santa Catarina por que de alguns dedos não saíam raios, Ela respondeu que desejava conceder mais graças, porém os homens não lhe pediam. O grande “M” tendo sobre si uma cruz, é a inicial do nome de Maria. A cruz é a Cruz de Jesus, que morreu por nós. Aos pés da Cruz encontra-se Maria que sofre e nos anima em união completa com Jesus. Em volta da Medalha estão desenhadas doze estrelas: é a coroa da Santíssima Virgem. Como Rainha do Céu e da Terra, Nossa Senhora tem uma coroa de doze estrelas que representam seu poder sobre toda a Criação. Tudo o que Ela pede a Deus, Ela obtém. Lado a lado, estão o Coração de Jesus e o Coração de Maria. Duas pequenas chamas indicam que eles queimam de amor por nós. À esquerda, o Coração de Jesus está envolto por uma coroa de espinhos e tem uma chaga aberta que sangra. São nossos pecados e nossas más ações que O fazem sofrer: para redimir nossos pecados, Ele foi coroado de espinhos. Ele morreu na Cruz e seu Coração foi transpassado por uma lança. À direita, o Coração de Maria está atravessado por uma espada que representa toda a dor que Ela sentiu durante a Paixão de Seu Filho por nós. Ela ofereceu esses sofrimentos em união aos de Jesus para que nós nos salvemos e possamos ir ao Céu. Oração a Nossa Senhora das Graças Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.
Rezar 3 Ave Marias.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Amém. |
||||||
Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 2Rs 24, 8-17; Sl 78 (79), 1-2. 3-5. 8-9 Ev: Mt 7, 21-29 * Na Diocese de Bragança-Miranda – Aniversário da tomada de posse e entrada solene de D. Nuno Manuel dos Santos Almeida. * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. de S. Josemaria Escrivá.
| Sem eventos |
A comunidade algarvia franciscana promoveu no passado dia 19 deste mês uma conferência sobre “O Legado de São Francisco” que se inseriu no âmbito do programa comemorativo do oitavo centenário da morte do santo de Assis que está a decorrer até 10 de janeiro de 2027. “Evocar o oitavo centenário da morte de São Francisco […]
O bispo do Algarve exortou os casais que celebraram jubileus de Matrimónio a “confiar sempre em Deus” e a “encontrar no amor familiar a capacidade de superar as fragilidades e as limitações”. “Deus tem de fazer parte da nossa vida. Ele é o nosso esteio, é a nossa força, é o sustentáculo da nossa vida, […]
O Instituto das Irmãs de Santa Doroteia (doroteias) vai deixar a Diocese do Algarve, depois de 36 anos de serviço. A decisão foi anunciada pelo Conselho Presbiteral da diocese algarvia em memorando enviado ao Folha do Domingo. O documento explica que a decisão de as irmãs doroteias “encerrarem a sua comunidade em Loulé, bem como […]
Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários
De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)
Segunda-feira: 15h00 - 17h00
Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00
De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)
Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00
Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.
Entradas pagas