Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Catarina Alexandrina

Quinta-feira, 25 Novembro 2027por Visualizações : 3069

25 11 S. Catarina Alexandrina

Santa Catarina de Alexandria, também conhecida como A Grande Mártir Santa Catarina nasceu no ano de 287 em Alexandria (Egipto) e faleceu na mesma cidade no ano de 305. Era filha de Costes, rei da Alexandria. Santa Catarina de Alexandria cresceu como uma pagã, mas na sua adolescência converteu-se ao cristianismo.

Aos 17 anos, Catarina era a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império. Anunciou que desejava casar-se, contanto que fosse com um príncipe tão belo e tão sábio como ela. Esta segunda condição embargou que se apresentasse qualquer pretendente.

“Será a Virgem Maria que te procurará o noivo sonhado”, disse-lhe o ermitão Ananias. Assim aconteceu, numa visão Catarina foi transportada para o céu, encontrou-se com o menino Jesus e a Virgem Maria e, em êxtase, casou-se misticamente com Cristo, convertendo-se ao cristianismo.

Depois disso, Santa Catarina de Alexandria foi à presença do imperador romano Maximino Daia, que perseguia os cristãos, censurando-o por sua crueldade. Santa Catarina apontou ainda a limitação do imperador, por ser pagão, e afirmou que o seu Deus era o único realmente vivo e o seu rei era Jesus Cristo".

O imperador mandou prendê-la até que viessem os 50 maiores sábios do mundo e a humilhassem por causa da sua argumentação aparentemente simples.

Quando chegaram, os sábios riram-se do imperador por tê-los convocado para contra-argumentar com uma simples rapariga. Porém, o imperador advertiu-os que, se conseguissem convencê-la, ele os presentearia com os melhores bens do mundo; mas se não conseguissem, ele os condenaria à morte. Santa Catarina de Alexandria foi tão plenamente sábia nas suas colocações e argumentos que mesmo perante esta ameaça os sábios não conseguiram convertê-la aos ídolos. Pelo contrário, vencidos pela eloquência de Catarina, converteram-se ao cristianismo. Frustrado, o imperador mandou prender e torturar Catarina na masmorra. Visitada na prisão pela esposa do imperador e pelo chefe de sua guarda, Catarina converteu-os, fazendo o mesmo com inúmeros soldados. Mais enfurecido ainda, o imperador mandou assassinar os sábios e a sua esposa, lançou os guardas aos leões no Coliseu e condenou Santa Catarina de Alexandria à morte lenta na roda (instrumento de tortura que mutilava e causava grande sofrimento). Mas quando foram amarrar Santa Catarina na roda, ela fez o sinal da cruz e a roda partiu-se. Ao determinar a sua execução, apareceu-lhe o arcanjo Miguel para confortá-la e Catarina rezou suplicando que, em nome do seu martírio, Deus ouvisse as orações de todos aqueles que a ele recorressem e que tudo obtivessem por sua intercessão. Por fim, Catarina de Alexandria morreu decapitada mas ao invés de sangue saiu leite; por isso, as mães que amamentam recorrem também à sua intercessão.

O corpo de Catarina desapareceu milagrosamente, sendo transportado por anjos para o topo de Jebel Katerina, o pico mais alto da península do Sinai. Três séculos mais tarde, o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje.

Foi ouvindo a voz de Santa Catarina que Joana d'Arc (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/05/30/42384/-/santa-joana-de-arc.html) encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França.Junto de Santa Margarida e do arcanjo Miguel, era uma das vozes que falavam com ela e a instruíram na sua missão de salvar a França.

Santa Catarina é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho.

Foi canonizada pelo Papa Bento XV a 16 de Maio de 1920.

 

Santa Catarina de Alexandria rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18