Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Simão de Cássia

Terça-feira, 16 Fevereiro 2027por Visualizações : 4051

16Fev B. Simao de CassiaBeato Simão de Cássia, também é conhecido como Simão Fidati de Cássia. Sabe-se que o beato nasceu no final do Século XIII, supõe-se que por volta do ano 1295 na cidade de Cássia (Itália) e veio a falecer a 2 de fevereiro de 1348 em Florença (Itália).

Começou por estudar ciências naturais que posteriormente abandonou para se dedicar ao estudo da teologia e das escrituras. Entrou para a Ordem Agostiniana muito jovem, com cerca de 20 anos. Começou a pregar no ano de 1318, e era reconhecido como um pregador brilhante em cidades como Perugia, Bolonha, Siena e Florença.  Apesar de censurar severamente os pecados da época, o auditório escutava com atenção os seus sermões.

O beato Simão de Cássia foi também muito apreciado como escritor, ocupação que lhe tomava grande parte das noites, segundo o testemunho de frei João de Salerno que viveu a seu lado aproximadamente dezassete anos. Na mais popular de suas obras, intitulada "A Ordem da vida Cristã ", nas origens do italiano vulgar, faz uma vigorosa chamada ao seguimento e imitação de Cristo, um ideal proposto amplamente na sua obra-prima "O Serviço de Nosso Salvador".

A propósito desta última obra, conta-se como em uma ocasião, enquanto projetava a conveniência e modo de redigi-la, ter-lhe-á aparecido o Senhor sob a aparência de um jovem que o convidava a beber do cálice que levava em suas mãos. Simão provou-o e "a doçura desta bebida ficou-lhe gravada durante o resto de sua existência, fazendo que lhe parecesse insípido qualquer outro alimento; e em seguida começou a escrever a referida vida do Salvador".

Especial menção merece também seu "Epistolário" (uma coleção de aproximadamente 50 cartas escritas pelo Beato Simão de Cássia), onde se documenta a atividade de Simão como diretor espiritual em contato com pessoas de todo tipo e categoria social.

Como pregador e como escritor influiu notavelmente na vida pública de seu tempo, apesar de seu viver esquivo, com o contínuo desejo de solidão, dedicado preferencialmente à oração e ao estudo. Nesta linha explica-se a sua total recusa a qualquer cargo de governo.

Simão de Cássia tinha uma devoção especial pela humanidade de Jesus que, para ele, era a chave da vida Cristã. Tal devoção estava enraizada no contexto da tradição Agostiniana da "Teologia do Coração", ponto central do amor de Deus.

O sucesso nunca tomou conta de sua vida e Simão de Cássia manteve-se fiel à sua vocação. Ele vivia a caridade cristã, a obediência à Ordem e o senso de comunidade e amor fraterno como os mais importantes valores da vida religiosa e comunitária.

Foi um grande pregador e um dos maiores mestres de vida espiritual de seu tempo, na Itália. Sua doutrina exerceu uma grande influência.  Cheio de sinceridade, não admitia fingimentos e segundas intenções. Amante da solidão contemplativa, foi um incansável apóstolo, a serviço da obediência. Antes de tudo a obediência, sempre que não se oponha à caridade.

A obediência a Ordem e a comunidade e amor sincero para com os irmãos mantiveram-no firme na sua vocação, em meio a muitas provações. Formar Cristo em todos foi o motivo inspirador de sua vida. 

Vítima da "grande peste" que assolou a Europa, morreu em Florença no ano de 1348.

Foi beatificado pelo Papa Gregório XVI em 1833.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18