Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Beatriz

Terça-feira, 25 Novembro 2025por Visualizações : 2590

25 11 Beata Beatriz

Beata Beatriz nasceu no ano de 1260, no solar feudal da nobre família dos Ornacieux, nos confins do Delfinado e da Saboia no Sudeste da França. Faleceu a 25 de Novembro de 1303.

Beata Beatriz recebeu uma educação cristã que a levaria, com apenas 13 anos, a entrar na cartuxa do Monte de Santa Maria, em Parménie (Isére, França).

Beata Beatriz de Ornacieux destacou-se pela santidade de vida. Manifestou sempre muita caridade e uma profunda humildade de coração; procurava em tudo ajudar a suas irmãs de religião e manifestou uma grande capacidade para sofrer. Beata Beatriz era de uma obediência extrema e fiel à vida de oração.

Um dia, diante do Sacrário, pediu a Deus que a tirasse do mundo para se colocar a salvo dos contínuos ataques do demónio; porém, uma voz saída do Sacrário proibiu-a de desejar outra coisa que não fosse fazer a vontade do Senhor. Então, Beata Beatriz, sentiu interiormente que o seu desejo de morrer mudou para um imenso anseio de viver para a maior glória de Deus, e suplicou ao Senhor que lhe concedesse a saúde que em tantos momentos lhe faltava devido a suas numerosas enfermidades. Uma vez mais, a voz do Senhor se fez ouvir dizendo: “Recebe as consolações que te dou e não recuses os sofrimentos que te envio”. A partir de então, dirigida por estas comunicações divinas, Beatriz de Ornacieux não desejou senão aquilo que fosse da vontade de Deus, convertendo-se num modelo de confiança e de abandono na Divina Providência.
Beata Beatriz amou profundamente a penitência, expressão de seu amor pela Cruz. Entregava-se a prolongados jejuns e a disciplinas. Foi especialmente devota da Paixão de Cristo e diz-se que perfurou sua mão esquerda com um cravo para recordar melhor os sofrimentos da crucificação.

Teve que suportar os assaltos frequentes do demónio, que em especial a tentava contra a virtude da santa pureza, colocando-a diante de representações obscenas, às quais sempre resistiu com invencível pureza de alma e de corpo. Em meio a estes ataques do inimigo e das vitórias da graça, sentia os consolos de Jesus e Maria.

Em 1301 a Beata Beatriz foi enviada com três companheiras (Luisa Allemman de Grésivaudan, Margarida de Sassenage e Ambrosina de Nerpol), a Eymeux, na diocese de Valence, para fundar um novo mosteiro. Depois outras jovens ingressaram no mosteiro, apesar da extrema pobreza em que deveriam viver.

Foi beatificada pelo Papa Pio IX a 15 de Abril de 1869.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Rita de Cássia, religiosa – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Tg 4, 13-17; Sl 48 (49), 2-3. 6-7. 8-10. 11 Ev Mc 9, 38-40 * Na Diocese de Angra – B. João Batista Machado, presbítero e mártir, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Arquidiocese de Évora – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Arquidiocese – FESTA * Na Diocese de Bragança-Miranda – Aniversário da criação da Diocese (1545); Comemoração dos Pastores e benfeitores defuntos. * Na Diocese de Leiria-Fátima – Aniversário da criação da Diocese (1545). * Na Ordem Agostiniana – S. Rita de Cássia, religiosa – FESTA * Na Ordem Carmelita, na Ordem dos Carmelitas Descalços e na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. Joaquina de Vedruna, religiosa, Fundadora das Carmelitas da Caridade – MF, MF e MO * Na Companhia de Jesus – B. João Batista Machado, presbítero e mártir – MF * Na Ordem de São Domingos (Porto) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Cristo-Rei.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. maio 22
Beato João Baptista Machado
Qua. maio 22
Santa Joaquina de Vedruna
Qua. maio 22
Santa Júlia
Qua. maio 22
Santa Quitéria
Qua. maio 22
Santa Rita de Cássia
Qui. maio 23
Santa Joana Antida Thouret

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18