Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Bernardette

Quarta-feira, 16 Abril 2025por Visualizações : 5006

16Abr Bernardette SoubirousSanta Bernardette Soubirous nasceu a 7 de janeiro de 1844 em Boly, Lourdes (França) e faleceu em Nevers (França) a 16 de abril de 1879. Os pais de Santa Bernardette (Francisco Soubirous e Luísa Castèrot) não eram pobres e o seu pai era moleiro e locatário do moinho de Boly. O negócio corria bem e Santa Bernardette é a mais velha de 9 crianças, das quais apenas 4 atingirão a idade adulta. Santa Bernardette foi batizada como Marie-Bernarde porém os seus familiares chamavam-lhe Bernardette, diminutivo do nome Marie-Bernarde. De saúde frágil, em novembro de 1844, Santa Bernardette é enviada para Bartrès, para a casa de uma ama, a fim de se restabelecer. Em abril de 1846 Santa Bernardette retorna ao moinho. Os seus pais são pessoas boas, piedosas e generosas com os pobres. Mais tarde, os momentos difíceis virão: a morte dos irmãos e irmãs e ferimentos graves do pai no trabalho, que acabará por perder um olho.

A "revolução industrial" fará o resto. O moinho deixa de ser rentável e a família de Santa Bernardette deixa de conseguir pagar o aluguer do mesmo sendo expulsa em junho de 1854. Francisco Soubirous aluga um moinho menor, mais barato, mas menos lucrativo. O pai de Santa Bernardette vê-se então obrigado a trabalhar para outros enquanto a sua mãe vai fazer o trabalho doméstico e ficando Santa Bernadette fica em casa a cuidar dos irmãos. Santa Bernardette não vai à escola nem ao catecismo e, portanto, não pode fazer sua primeira comunhão.

Em 1854, Santa Bernadette sofria de cólera, ficando muito debilitada e extremamente enfraquecida.

Em fevereiro de 1857, o primo do seu pai, Sajous, concordou em alojá-los gratuitamente numa sala chamada "Le Cachot". “Le Cachot” é uma velha cela de prisioneiros; um quarto, escuro e insalubre, que servirá de cozinha e espaço para 6 pessoas. De setembro de 1857 a janeiro de 1858, Santa Bernadette voltou a Bartrès com sua enfermeira. Santa Bernardette cuida das tarefas domésticas e mantém as ovelhas; começa a aprender o catecismo e a preparar a sua primeira comunhão.

Em janeiro de 1858 Santa Bernardette volta para junto dos pais. A partir dessa altura Santa Bernardette frequenta o hospício das irmãs que também funcionam como escola cristã de Nevers. Santa Bernardette vai também frequentemente com a irmã e as amigas da sua idade, apanhar lenha para se aquecerem em casa.

No dia 11 de fevereiro de 1858, em Lourdes, Santa Bernadette viu a aparição de uma "senhora" envolta em luz na gruta denominada massabielle ("pedra velha" ou "rocha velha"), junto à margem do rio Gave. Nossa Senhora de Lourdes (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/02/11/12753/-/nossa-senhora-de-lourdes.html) apareceu por 18 vezes a Santa Bernardette.

No ano de 1860, Santa Bernadette foi para o Hospital das Irmãs da Caridade de Nevers, em Lourdes. Ali recebeu instrução e, em 1861, fez pelo próprio punho o primeiro relato escrito das visões de Nossa Senhora. No dia 18 de janeiro de 1862, Monsenhor Bertrand Sévère Laurence, Bispo de Tarbes, reconheceu pública e oficialmente a realidade do fato das aparições.

Em julho de 1866, Santa Bernadette inicia o noviciado no convento de Saint-Gildard e, em 30 de outubro de 1867, faz a profissão de religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers. Dedicou-se à enfermagem até ser imobilizada, em 1878, pela doença que lhe causou a morte.

Faleceu a 16 de abril de 1879 em Nevers.

Santa Bernardette foi canonizada pelo Papa Pio XI a 8 de dezembro de 1933.

 

Santa Bernardette rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. André, apóstolo – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 Rm 10, 9-18; Sl 18 A, 2-3. 4-5 Ev Mt 4, 18-22 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Beja – Aniversário da entrada solene de D. José João dos Santos Marcos. SÁBADO à tarde Roxo. * I Vésp. do Domingo I do Advento (Semana I do Saltério) – Compl. dep. I Vésp. dom. Começa o I volume da Liturgia das Horas.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18