Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Maria do Egito

Quarta-feira, 03 Abril 2024por Visualizações : 3576

3Abr Maria do EgitoSanta Maria do Egito também é conhecida como Santa Maria Egipcíaca ou Santa Maria Egípcia e terá nascido no Egito por volta do ano 344 e falecido no ano 421/422 no deserto da Jordânia. Os dados que possuímos sobre a vida de Maria do Egito derivam da sua confissão ao monge Zósimo.

Santa Maria do Egito terá nascido no Egito e terá abandonado a casa paterna aos 12 anos para se dedicar a uma vida dissoluta. Santa Maria do Egito era uma jovem linda e com 17 anos dedicava-se à prostituição.

Certo dia, ela, por mera curiosidade, Santa Maria do Egito uniu-se a um grupo de peregrinos que iam para Jerusalém a fim de celebrar a Exaltação da Santa Cruz. Durante o percurso da peregrinação até à Cidade Santa, Santa Maria do Egito ter-se-á prostituído por diversas vezes.

Ao chegar a Jerusalém Santa Maria do Egito acompanhando os outros peregrinos pretendeu entrar num dos santuários, porém, uma força misteriosa e irresistível não a deixava entrar na igreja. Por mais que tentasse, Santa Maria do Egito não conseguia passar da porta de entrada. Consciente de que este estranho fenómeno era por causa da sua impureza, Santa Maria do Egito sentiu um forte arrependimento e erguendo os olhos ao alto, Santa Maria do Egito viu uma imagem da Virgem Maria. Santa Maria do Egito implorando perdão e prometeu renunciar ao mundo convertendo-se em asceta).

Depois de rezar, Santa Maria do Egito tentou novamente entrar na igreja, o que conseguiu. Depois de venerar a relíquia da Cruz de Cristo, Santa Maria do Egito regressou ao ícone da Virgem Maria onde escutou uma voz que lhe disse: "se cruzares o Jordão, encontrarás um glorioso descanso".

Rapidamente, Santa Maria do Egito foi para o deserto levando apenas três pedaços de pão. Santa Maria chegou ao anoitecer à margem do Jordão onde encontrou uma igreja dedicada a São João Baptista. Lá confessou-se e comungou, partindo depois para se embrenhar no deserto.

Santa Maria do Egito comia apenas algumas frutas a as suas roupas foram deteriorando-se. Algumas vezes, Santa Maria do Egito sentia-se tentada a voltar à vida de pecado, mas a Virgem Maria concedia-lhe a força que precisava. Santa Maria do Egito não sabia ler, mas recebia de anjos, que lhe apareciam e confortavam, a instrução da fé católica.

Certo dia e cumprindo as normas do mosteiro, Zósimo partiu numa sexta-feira santa em direção ao deserto para meditar por alguns dias. Parando para descansar, Zósimo viu alguém na sua frente. Inicialmente Zósimo, pensou que fosse o diabo, mas depois de se benzer olhou novamente e percebeu ser uma mulher idosa, extremamente magra, tão magra que, apesar de quase nua, não tinha seios, ao ponto de quase não dar para distinguir se era um homem ou uma mulher. A sua pele estava tostada pelo sol, preta e seca como um velho pedaço de madeira.

O monge foi até ela, mas Santa Maria do Egito gritou "Antes coloque um manto sobre mim, porque eu não tenho roupas". Ele perseguiu-a até uma moita onde ela se escondeu. 

"Pelo amor de Deus", disse ele, "que fazes aqui? Por quanto tempo estás aqui?"
"Padre - respondeu Santa Maria do Egito -, por favor, dê-me seu manto, abençoe-me e perdoe-me os meus pecados".

Sem nunca ter lido a Bíblia, Santa Maria do Egito conheci-a muito bem, tendo o monge Zósimo ficado impressionado com o seu conhecimento espiritual e a sua sabedoria.

Depois Santa Maria do Egito disse a Zósimo para voltar apenas no ano seguinte com a sagrada comunhão e para não falar sobre ela a ninguém.

No ano seguinte e como prometido, o monge reencontrou-se com Santa Maria do Egito dando-lhe a comunhão. Santa Maria do Egito agradeceu suplicou-lhe que retornasse no ano seguinte.

Zósimo voltou no ano seguinte, mas apenas encontrou o corpo de Santa Maria do Egito que, entretanto, tinha falecido. Santa Maria do Egito terá deixado gravado numa pedra uma mensagem a Zósimo: "Padre Zósimo, enterre o corpo desta Maria pecadora aqui. Devolva a terra o que é apenas terra, e ore por mim".

Pensa-se que Santa Maria do Egito tenha vivido 78 anos.

Santa Maria do Egito foi canonizada como penitente porque escolheu essa forma de expiar os pecados cometidos numa vida de vícios mundanos. 

 

Santa Maria do Egito rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18