Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Egwin de Worcester

Segunda-feira, 30 Dezembro 2024por Visualizações : 3664

30 12 Egwin de WorcesterSanto Egwin de Worcester nasceu em Worcester (Inglaterra).  Supõe-se que fosse sobrinho do rei Aethelred em cujo reinado, Santo Egwin nasceu.

Santo Egwin foi eleito bispo de Worcester em 693. Santo Egwin era um bom bispo, protetor de órfãos e viúvas, e um juiz justo, no entanto alguns dos grandes homens de sua diocese resistiam ao seu insistente ensino sobre a moralidade conjugal e o celibato clerical. Santo Egwin de Worcester foi expulso da sua diocese, com a conivência do rei.

Duas histórias se contam sobre esta peregrinação.

A primeira conta que Santo Egwin decidiu também expiar os pecados de sua juventude, e colocou grilhões (algemas) de ferro nos pés. Depois lançou a chave no Rio Avon. Quando Santo Egwin se aproximou de Itália um peixe enorme bateu no convés e foi morto e cortado. Para a surpresa do Santo, na barriga do peixe, foi encontrada a chave dos grilhões. Santo Egwin aceitou isso como uma expressão da vontade do céu e retirou os grilhões.

A segunda diz que ao cruzar os Alpes com alguns companheiros, não havia água. Alguns desses companheiros, gozando com o santo sugeriram que ele pedisse água, como Moisés. Mas os outros, que o conheciam bem, oravam com reverência, rezavam pela água. O certo é que quando Santo Egwin se prostrou em oração, um fluxo de água cristalina surgiu de uma rocha.

Ao retornar à Inglaterra, Santo Egwin  de Worcester fundou a famosa abadia de Evesham sob o patrocínio de Maria Santíssima.

Santo Egwin morreu em 30 de Dezembro de 717, sendo representado na arte como um bispo que segura um peixe com uma chave na boca.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF Verde, br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Co 11, 9 – 12, 8; Sl 89 (90), 3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 Ev Lc 9, 43b-45 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 28
São Venceslau
Dom. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

  • O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18