Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Dimas, o bom ladrão

Segunda-feira, 25 Março 2024 12:00 - 11:00
por Visualizações : 2409

25Mar S. DimasO bom ladrão, como é comumente chamado, é um personagem sem nome mencionado no Evangelho de Lucas, que foi crucificado ao lado de Jesus e pediu a Jesus que se lembrasse dele no seu reino. Tradicionalmente é conhecido como São Dimas.

Sem dúvida alguma, que São Dimas se trata de um santo original, único, privilegiado, que mereceu a honra de ser canonizado em vida por Jesus Cristo. Os outros santos só foram solenemente reconhecidos, no outro milénio, a partir do ano 999. A Igreja comemorava os mártires e confessores, mas sem uma declaração oficial e formal.

Dimas foi o operário da última hora, o que nos fez ver o mistério da graça derradeira. O mau ladrão resistiu, explodiu em blasfémias. Rejeitou a graça, visivelmente dada pelo Redentor. O Bom Ladrão, depois de vacilar (Mt 27,44 -Mc 15,32), confessou a própria culpa, reclamou da injustiça contra Àquele que só fez o bem, reconheceu-O como Rei e pediu-lhe que se lembrasse dele, quando estivesse no seu Reino.

Segundo a tradição, Dimas não era judeu, mas sim egípcio de nascimento. Dimas praticava o banditismo nos desertos de passagem para o Egito. Lá a Sagrada Família, que fugia da perseguição do rei Herodes, foi assaltada por ladrões e um deles a protegeu. Diz a tradição que o homem que protegeu a Sagrada Família era Dimas, que apesar de levar uma vida errática tinha o costume de nunca roubar, nem matar, crianças, velhos e mulheres. Assim, São Dimas terá dado abrigo ao Menino Jesus protegendo a Virgem Maria e São José.

A única certeza que temos de São Dimas é que foi condenado à morte e que nos últimos momentos da vida de Jesus professou a sua fé em Jesus Cristo.

Popularmente São Dimas, o Bom Ladrão é considerado o padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte. Morreu sacramentado pela absolvição do próprio Cristo, e por Ele conduzido ao Paraíso.

 

 

São Dimas rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho – Ofício da solenidade. Te Deum. † Missa própria do dia, Glória, sequência, Credo, pf. próprio. L 1 At 2, 1-11; Sl 103 (104), 1ab e 24ac. 29bc-30. 31 e 34 L 2 1Cor 12, 3b-7. 12-13 ou (própria do Ano B): Gl 5, 16-25 Ev Jo 20, 19-23 ou (própria do Ano B): Jo 15, 26-27; 16, 12-15 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia do Apostolado Organizado dos Leigos e do contributo para o mesmo Apostolado (por decisão da Conferência Episcopal). * Na Diocese do Algarve – Ofertório para a Igreja Diocesana. * Na Diocese de Angra – Ofertório para a Ação Católica e Apostolado dos Leigos. * Nas Dioceses de Aveiro, Braga, Lamego, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Viana do Castelo e Vila Real – Ofertório para o Apostolado dos Leigos. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Ofertório para a Formação e Ação Pastoral dos Leigos. * Na Diocese da Guarda – Ofertório para as Obras Diocesanas de Apostolado. * Na Diocese do Porto – Ofertório para a Ação Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Viseu – Ofertório para o Apostolado dos Leigos. * Na Congregação do Espírito Santo e nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Titular da Congregação. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertório para a Catequese. * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom. Amanhã retoma-se a oração O Anjo do Senhor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18