Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Padre Cícero

Sexta-feira, 24 Março 2023por Visualizações : 2079

24Mar Padre CiceroPadre Cícero nasceu a 24 de março de 1844 em Crato (Brasil) e faleceu a 20 de julho de 1934 no Juazeiro do Norte (Brasil). É também conhecido como Cícero Romão Batista ou Padim Ciço. Era filho de Joaquim Romão Batista e de Joaquina Ferreira Gastão. Nascido no interior do Ceará, Padre Cícero tinha ascendência portuguesa do lado do pai. Padre Cícero era neto paterno de Romão José Batista e Angélica Romana Batista e bisneto de Francisca Pereira de Oliveira e o português António José Batista e Melo. Padre Cícero era neto materno de José Ferreira Gastão e bisneto de Manoel Ferreira Gastão e Antônia Maria de Sousa, ambos baianos que emigraram para o Crato.

Com seis anos Padre Cícero começou a estudar com o professor Rufino de Alcântara Montezuma. Aos 12 anos e influenciado pela vida de São Francisco de Sales (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2019/01/24/6303/-/s%C3%A3o-francisco-de-sales.html) Padre Cícero fez o voto de castidade feito aos 12 anos. Em 1860, Padre Cícero foi matriculado no colégio do renomado padre Inácio de Sousa Rolim, em Cajazeiras, na Paraíba, Brasil. Em 1862 viu-se obrigado a interromper os seus estudos devido à morte inesperada do pai, vítima de cólera. Padre Cícero voltou para junto da mãe e das irmãs solteiras. A morte do pai, que era pequeno comerciante no Crato, trouxe sérias dificuldades financeiras à família de tal sorte que, mais tarde, em 1865, quando Cícero Romão Batista precisou ingressar no Seminário da Prainha, em Fortaleza (Brasil), só o fez graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o coronel Antônio Luís Alves Pequeno.

Durante o período em que esteve no seminário, Padre Cícero era considerado um aluno mediano sendo ordenado sacerdote a 30 de novembro de 1870. Após a sua ordenação Padre Cícero retornou ao Crato e, enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar latim no Colégio Padre Ibiapina, fundado e dirigido pelo professor José Joaquim Teles Marrocos, seu primo e grande amigo.

No natal de 1871, convidado pelo professor Simeão Correia de Macedo, o padre Cícero visitou pela primeira vez o povoado de Juazeiro e ali celebrou a tradicional missa do galo.

Padre Cícero gostou tanto do povo de Juazeiro que a 11 de abril de 1872, ele voltou para ficar, acompanhado de sua família. Vários biógrafos afirmam que Padre Cícero mudou-se para Juazeiro por causa de um sonho onde viu Jesus Cristo e os doze apóstolos. De repente, uma multidão de pessoas carregando seus pobres pertences invadiu o local. Então, Jesus virou-se e disse: “E você, Padre Cícero, tome conta deles!”  Pe. Cícero obedeceu sem pestanejar.

Juazeiro tinha umas poucas casas de taipa e uma capelinha de Nossa Senhora das Dores, Padroeira do local. Padre Cícero reformou a capela e depois, começou um intenso trabalho pastoral através da pregação, do aconselhamento, das confissões e das visitas domiciliares. Por isso, rapidamente Padre Cícero ganhou a simpatia do povo, tornando-se uma grande líder na comunidade.

Padre Cícero moralizou os costumes do povo, acabou com os excessos de bebedeira e a prostituição que havia em Juazeiro. O trabalho cresceu. Por isso, Cícero recrutou mulheres solteiras e viúvas e organizou uma irmandade leiga, formada por beatas, sob sua inteira autoridade, para auxiliá-lo no trabalho pastoral.

No dia 1 de março de 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia ministrada pelo sacerdote à religiosa Maria de Araújo transformou-se em sangue na boca da religiosa. Segundo relatos, esse fenómeno repetiu-se diversas vezes durante cerca de dois anos. Prudentemente, Padre Cícero pediu que dois médicos e um farmacêutico estudassem o caso.  Estes acompanharam o fenómeno, estudaram, analisaram e assinaram atestados afirmando que o fato era inexplicável à luz da ciência. O atestado reforçou a fé no milagre. Começaram, então, as peregrinações para Juazeiro. O povo queria ver a beata e adorar os panos manchados de sangue. O bispo de Fortaleza chamou então o Padre Cícero para esclarecimentos. Depois mandou que os fatos fossem investigados oficialmente.

A Comissão nomeada pelo bispo foi a Juazeiro, assistiu às transformações, examinou a beata, ouviu testemunhas e concluiu que o fato era realmente de origem divina. Mas o bispo, influenciado por clérigos que rejeitavam a ideia de milagre, nomeou outra Comissão, que foi a Juazeiro, convocou a beata, deu-lhe a comunhão e nada de extraordinário aconteceu. Então, foi concluído que não houve milagre.

O Padre Cícero, o povo e todos os padres que acreditavam no milagre protestaram. Isso foi visto como desobediência ao bispo. O bispo enviou um relatório à Santa Sé que confirmou a decisão do bispo contrária ao milagre. Os padres foram obrigados a se retratarem e Padre Cícero foi suspenso de ordem, acusado de manipulação da fé.

Durante toda a vida Padre Cícero tentou revogar essa pena, mas não conseguiu. Ele até conseguiu uma vitória em Roma, quando lá esteve em 1898. Mas, o bispo não voltou atrás.

Proibido de celebrar Missas, Padre Cícero entrou na vida política atender aos apelos dos amigos, quando Juazeiro começou a lutar por emancipação política, o que ocorreu em 22 de julho de 1911. Padre Cícero foi nomeado Prefeito do novo município. Além de Prefeito, também foi nomeado Vice-Governador do Ceará, mas nunca ocupou o cargo.

Era muito grande o volume de correspondências que Padre Cícero recebia e mandava. Não deixava nenhuma carta, mesmo pequenos bilhetes, sem resposta, e de tudo guardava cópia.

O padre Cícero faleceu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934, aos 90 anos.

No ano de 2015 a equipa de Direito Canónico do Vaticano enviou uma carta ao bispo da diocese de Crato (Brasil) informando que o Papa Francisco autoriza a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. Esta decisão surge depois do bispo Dom Fernando Panico ter chegado à diocese em 2001 e ter-se apercebido do grande número de fiéis que peregrinavam a Juazeiro do Norte. Dom Fernando Panico colocou entre as prioridades do seu episcopado a reconciliação de Padre Cícero com a Igreja. Assim em 2006, o bispo formou uma comissão e deu entrada na Congregação para Doutrina da Fé, no Vaticano, ao processo de reabilitação. A partir dos estudos realizados pela Equipe de Direito Canónico do Vaticano, foi decidido que a Igreja deveria conceder não apenas a reabilitação, mas a reconciliação do padre com a Igreja, permitindo assim que os fiéis realizem sua devoção com a aprovação da Santa Sé.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18