Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Simão de Cássia

Quinta-feira, 16 Fevereiro 2023por Visualizações : 2984

16Fev B. Simao de CassiaBeato Simão de Cássia, também é conhecido como Simão Fidati de Cássia. Sabe-se que o beato nasceu no final do Século XIII, supõe-se que por volta do ano 1295 na cidade de Cássia (Itália) e veio a falecer a 2 de fevereiro de 1348 em Florença (Itália).

Começou por estudar ciências naturais que posteriormente abandonou para se dedicar ao estudo da teologia e das escrituras. Entrou para a Ordem Agostiniana muito jovem, com cerca de 20 anos. Começou a pregar no ano de 1318, e era reconhecido como um pregador brilhante em cidades como Perugia, Bolonha, Siena e Florença.  Apesar de censurar severamente os pecados da época, o auditório escutava com atenção os seus sermões.

O beato Simão de Cássia foi também muito apreciado como escritor, ocupação que lhe tomava grande parte das noites, segundo o testemunho de frei João de Salerno que viveu a seu lado aproximadamente dezassete anos. Na mais popular de suas obras, intitulada "A Ordem da vida Cristã ", nas origens do italiano vulgar, faz uma vigorosa chamada ao seguimento e imitação de Cristo, um ideal proposto amplamente na sua obra-prima "O Serviço de Nosso Salvador".

A propósito desta última obra, conta-se como em uma ocasião, enquanto projetava a conveniência e modo de redigi-la, ter-lhe-á aparecido o Senhor sob a aparência de um jovem que o convidava a beber do cálice que levava em suas mãos. Simão provou-o e "a doçura desta bebida ficou-lhe gravada durante o resto de sua existência, fazendo que lhe parecesse insípido qualquer outro alimento; e em seguida começou a escrever a referida vida do Salvador".

Especial menção merece também seu "Epistolário" (uma coleção de aproximadamente 50 cartas escritas pelo Beato Simão de Cássia), onde se documenta a atividade de Simão como diretor espiritual em contato com pessoas de todo tipo e categoria social.

Como pregador e como escritor influiu notavelmente na vida pública de seu tempo, apesar de seu viver esquivo, com o contínuo desejo de solidão, dedicado preferencialmente à oração e ao estudo. Nesta linha explica-se a sua total recusa a qualquer cargo de governo.

Simão de Cássia tinha uma devoção especial pela humanidade de Jesus que, para ele, era a chave da vida Cristã. Tal devoção estava enraizada no contexto da tradição Agostiniana da "Teologia do Coração", ponto central do amor de Deus.

O sucesso nunca tomou conta de sua vida e Simão de Cássia manteve-se fiel à sua vocação. Ele vivia a caridade cristã, a obediência à Ordem e o senso de comunidade e amor fraterno como os mais importantes valores da vida religiosa e comunitária.

Foi um grande pregador e um dos maiores mestres de vida espiritual de seu tempo, na Itália. Sua doutrina exerceu uma grande influência.  Cheio de sinceridade, não admitia fingimentos e segundas intenções. Amante da solidão contemplativa, foi um incansável apóstolo, a serviço da obediência. Antes de tudo a obediência, sempre que não se oponha à caridade.

A obediência a Ordem e a comunidade e amor sincero para com os irmãos mantiveram-no firme na sua vocação, em meio a muitas provações. Formar Cristo em todos foi o motivo inspirador de sua vida. 

Vítima da "grande peste" que assolou a Europa, morreu em Florença no ano de 1348.

Foi beatificado pelo Papa Gregório XVI em 1833.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18