Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Patrocínio da Beata Virgem Maria sobre toda a família dominicana

Segunda-feira, 08 Maio 2023por Visualizações : 2261

Desde a sua criação, a história da Ordem dos Pregadores tem sido associada com o reconhecimento da figura de Maria como modelo de vida cristã, protetora e intercessora permanente, como expresso nos documentos que tratam das origens e primórdios da comunidade fundada por São Domingo de Gusmão (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/08/15675/-/s%C3%A3o-domingos-de-gusm%C3%A3o.html).

Os dominicanos afirmam: “Temos muitas razões para pensar que a Virgem Maria é a Patrona especial de nossa Ordem, confiando em eventos que ocorreram nos primeiros dias da Ordem. A Virgem disse: "Esta Ordem está sob minha tutela". Ela é a mãe especial da Ordem dos Pregadores fundada para louvar, abençoar e pregar seu Filho, e por isso ela a guia, promove e defende.”

Na liturgia da Ordem, é tradição completar a oração das completas com uma procissão mariana. Gerardo de Frachet, um dos cronistas mais proeminentes dos primórdios da Ordem, que tinha começado a sua escrita sob o tema "Como Nossa Senhora obtidos a partir de seu Filho da Ordem dos Pregadores" (De Frachet, 1987), mais tarde recolhe-se e desenvolve 22 narrações sobre "Como Nossa Senhora ama e protege a Ordem com singular afeto" (De Frachet, 1987). Esta experiência comunitária dos primórdios dominicanos deu origem à festa do Patrocínio da Virgem Maria na Ordem.

A devoção à Virgem Maria não tem sido apenas uma experiência pessoal, espontânea e livre de alguns frades nas origens ou em algumas épocas e lugares, nem deixada à subjetividade ou inspiração individual. É também um fato canônico e legalmente afirmado, recomendado, promovido e cuidado.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • ASCENSÃO DO SENHOR – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. † Missa própria, Glória, Credo, pf. I ou II da Ascensão do Senhor. L 1 At 1, 1-11; Sl 46 (47), 2-3. 6-7. 8-9 L 2 Ef 1, 17-23 ou Ef 4, 1-13 Ev Mc 16, 15-20 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Em todas as Dioceses de Portugal – Começa hoje a Semana da Vida. * Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social. * Em todas as Dioceses de Portugal – Ofertório para os Meios de Comunicação Social. * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18