Santa Maria de Mattias

Sábado, 04 Fevereiro 2023por Visualizações : 5609

4fev B. Maria de MattiasSanta Maria de Mattias nasceu a 4 de fevereiro de 1805 em Vallecorsa, Frosinone (Itália) e faleceu a 20 de agosto de 1866. Era a filha mais velha de Giovanni e Ottavia de Angelis e foi batizada como Maria Metilde. Na sua família não faltavam riqueza e cultura, assim como uma profunda fé cristã.

O seu pai foi um educador excecional que a ensinava a rezar e a amar a Sagrada Escritura. No diálogo com seu pai, aprendeu e interiorizou as verdades da fé. Assim desenvolveu um grande amor a Jesus, Cordeiro imolado pela salvação da humanidade. Tudo isto aconteceu quando se vivia o período trágico do banditismo. No espírito de Santa Maria de Mattias, amadurecia, assim, um confronto entre o sangue humano derramado pelo ódio e vingança e o de Cristo, derramado por amor.

Viveu a sua meninice e adolescência na contemplação da sua beleza, mas aos 16-17 anos foi favorecida com uma especial inspiração da Santíssima Virgem, e compreendeu a vaidade e a transitoriedade dos prazeres do mundo e começou por renunciar a joias e a adornos pelo ideal de uma vida dedicada a Deus e aos irmãos.

Em 1822, quando São Gaspar del Bufalo, fundador da Sociedade dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, pregou numa missão em Vallecorsa, Santa Maria de Mattias descobriu sua vocação de missionária, não em África, como havia sonhado em menina, mas na sua região.

Como tinha aprendido a ler e escrever, Santa Maria de Mattias foi chamada pelo Administrador de Anagni, Monsenhir José Maria Lais, para ensinar as crianças, em Acuto, uma aldeia de montanha perto de Roma. Maria de Mattias começou a pregar e a catequizar na praça e na igreja, entusiasmando todos e preocupando alguns, tanto que o bispo mandou um jesuíta observá-la incógnito, mas este concluiu que ela “fala melhor do que um padre”. Não podendo falar aos homens, estes vinham voluntariamente para ouvi-la, embora às escondidas.

Santa Maria de Mattias atraía até os sacerdotes, porque, quando falava de Jesus e dos mistérios da fé, parecia tê-los vivido em pessoa. O seu desejo era de que nem uma gota do Sangue de Jesus se perdesse, que juntasse todos os pecadores para os purificar e, assim, reencontrassem o justo caminho para a paz e comunhão entre os homens.

Montada numa mula a santa vai de uma aldeia a outra, atendendo aos pedidos e as necessidades dos lugares. E aonde não pode chegar pessoalmente, envia cartas tanto para gente simples, como também para padres e bispos, síndicos e prefeitos, para aconselhar, educar, propor e estimular.

A 4 de março de 1834 e sob a orientação do Venerável Pe. Giovanni Merlini, fundou a Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, em Acuto. A Congregação tinha como fim especial a propagação da devoção ao Sangue de Cristo e a educação da juventude, especialmente em centros pequenos e abandonados. Outras atividades promovidas pela zelosa Fundadora foram os cursos catequéticos, missões, retiros para leigos, senhores e jovens.

Sua ação ardorosa atraia muitas jovens e Santa Maria de Mattias fundou cerca de 70 casas, chegando à Alemanha e à Inglaterra; em Roma, o próprio Papa Pio IX a chamou para o Hospício de São Luís e para a Escola de Civitavecchia.

Faleceu a 20 de agosto de 1866 em Roma.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II a 18 de maio de 2003.

Santa Maria de Mattias rogai por nós!

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III