Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Peregrino

Quarta-feira, 04 Maio 2022por Visualizações : 1839

4mai s. peregrinoSão Peregrino nasceu na cidade de Forli, Romanha (Itália), em 1265. São Peregrino era filho único e o seu pai era um homem muito culto, de família tradicional e ilustre.

São Peregrino cresceu no meio duma população conhecida pelo espírito reacionário e anárquico. Era um jovem idealista, intempestivo e que tinha o apelido de Furacão.

Na época Forli era uma pequena cidade marcada pela rivalidade entre os partidários do papa, os guelfos, e os partidários do imperador, os gibelinos. São Peregrino tornou-se um gibelino.

Em 1283 o Papa Martinho IV enviou o prior geral da Ordem dos Servos de Maria, Felipe Benizi, para Forli com a missão de pregar a paz e a obediência à Sé Apostólica. Num dos seus discursos pedindo paz, Felipe Benizi foi interrompido por um grupo de gibelinos, liderado por São Peregrino que Felipe da cidade com muita violência, agredindo-o com socos e bofetadas.

Por intervenção divina, São Peregrino arrependeu-se mais tarde por ter agredido um servo de Deus e foi atrás do Pe. Felipe para lhe pedir perdão. Felipe perdoou e acolheu com amor, São Peregrino que se sentiu tocado pelo gesto pois até então estava acostumado ao rancor, à revolta, à vingança.

A partir dessa época, São Peregrino começou a rezar à Virgem Maria suplicando-lhe a sua conversão e que a Mãe de Jesus lhe mostrasse que caminho deveria trilhar. Um dia, rezando na Igreja de Santa Maria da Luz, São Peregrino ouviu a Virgem Maria lhe falar: “Tu te chamas Peregrino. E Peregrino serás de nome e de fato. É preciso que tu vás à cidade de Sena. Ali encontrarás os frades chamados Servos da Virgem Maria”. Pouco tempo depois, São Peregrino, então com trinta anos de idade, foi para a cidade de Siena onde ingressou na Ordem dos Servos de Maria, a mesma do Pe. Felipe Benizi.

Quando chegou, São Peregrino foi bem acolhido pelos frades, que o vestiram com hábito de Ordem dos Servos de Maria. Pouco se sabe a respeito de vida religiosa de São Peregrino.

Sabe-se, no entanto, que com o passar dos anos, São Peregrino voltou para Forli e trabalhava com os pobres da cidade com muita dedicação e amor. A penitência estava sempre presente na sua vida. São Peregrino lamentava os erros e pecados do passado e confessava-se muitas vezes.

São Peregrino chegava a castigar-se fisicamente. Quando estava cansado, deitava-se no banco da igreja ou no chão duro. Quando tinha sono, muitas vezes não se deitava na cama, mas no chão. Durante trinta anos, São Peregrino cumpriu uma penitência imposta a si mesmo: ficava sempre em pé, nunca se sentava.

Devido ao seu estilo de vida, São Peregrino ficou com muitas varizes e uma delas abriu uma ferida na perna direita. Com o passar dos dias a ferida foi-se transformando numa chaga maligna, que exalava mau cheiro, obrigando-o a viver isolado. O médico do convento diagnosticou que a chaga se propagaria até contaminar a perna toda e, por isso, sugeriu sua amputação. São Peregrino tinha 60 anos e na véspera da cirurgi, durante a noite, São Peregrino foi-se arrastando até ao local onde havia uma pintura de Jesus crucificado.

São Peregrino prostrou-se aos pés da cruz e clamou pela cura daquela doença maligna, dizendo: “Ó redentor do género humano, quando estavas neste mundo, curastes pessoas de toda a sorte de doenças. Purificaste o leproso, devolveste a vista ao cego. Digna-te, pois, Senhor meu Deus, a livrar a minha perna deste mal incurável. Se não o fizeres, será preciso amputá-la.” Depois São Peregrino foi envolvido num êxtase tão profundo que viu Jesus descer da cruz pintada na parede e tocar na sua perna doente. Ao acordar, São Peregrino mandou chamar o médico, que constatou que havia ocorrido um verdadeiro milagre, pois a perna de São Peregrino estava totalmente curada e não precisava ser amputada.

Por causa deste acontecimento, São Peregrino passou a ser venerado e invocado como o protetor contra o cancro.

São Peregrino Laziosi faleceu no ano de 1345, aos 80 anos de idade, vítima de uma febre desconhecida. Durante o seu velório houve acontecimentos extraordinários. Uma mulher, que era suspeita de estar possuída pelo mal, foi levada até a igreja. Eles encostaram-na ao corpo de São Peregrino e a mulher foi libertada de todo mal.

Um jovem, que tinha caído de uma árvore, estava com as suas vísceras expostas. Ao invocar o santo, livrou-se da morte certa. Levaram, também, um cego até a igreja onde acontecia o velório. Quando o cego se aproximou do caixão, São Peregrino sentou-se, fez o sinal da cruz no rosto do cego, e o homem voltou a enxergar. E São Peregrino voltou a deitar-se novamente no seu caixão.

São Peregrino foi canonizado pelo Papa Bento XIII a 27 de dezembro de 1726.

 

São Peregrino rogai por nós!

 

Orações a São Peregrino

 

1. Oração a ser feita para um enfermo Oh São Peregrino, a quem chamamos O Fazedor de Maravilhas, pelos inúmeros milagres que obtém de Deus para todos os que recorrem a vós: vós que por muitos anos padecestes uma cancerosa enfermidade que corroeu vossos tecidos, que tivestes alívio quando todos os recursos humanos perderam as esperanças; vós que fostes favorecido vindo Jesus para sarar vossa enfermidade, pede a Deus e a Santíssima Virgem a cura para esta pessoa a quem agora vos encomendo: (diga o nome da pessoa enferma). Aos cuidados por tua poderosa intercessão, vos pedimos que nos ajudes a alcançar a bondade e a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

 

2. Oração a ser feita pelo próprio enfermo São Peregrino, humilde servidor de Deus, vem em minha ajuda, sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade meu corpo e faz a vida incerta, a tristeza envolve meu coração e me desespera. Por vossas súplicas, alcança-me uma fé viva, e uma esperança firme, a fim de que a mão de Deus se estenda sobre mim, me livre de todo mal, sare meu corpo e que se cumpra a sua vontade sobre mim. Que em sua ternura eu seja fortalecido em minhas angústias, para que eu possa viver e ser testemunho de sua presença em minha vida.

 

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 31-42; Sl 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17 Ev Jo 6, 60-69 * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da criação da Diocese (1922). * Na Ordem de São Domingos – S. Inês de Montepulciano, virgem – MF * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – Bem-Aventurada Virgem santa Maria, Rainha e Mãe do “Rogate” – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano
Dom. Abr. 21
Santo Anselmo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18