São Filipe

Terça-feira, 03 Maio 2022por Visualizações : 1768
3 mai s. filipePouco se sabe da vida de São Filipe (apóstolo) mas o que se sabe é verdadeiramente belo. São Felipe era natural de Betsaida, na Galileia. São Crisóstomo diz que São Felipe foi casado e tinha duas filhas.
São Filipe foi o quinto apóstolo a ser chamado por Jesus Cristo (Jo 1:43). Logo após ter sido convidado por Jesus, São Filipe convida São Bartolomeu (também conhecido como Natanael) para seguir o Messias.
Segundo Clemente de Alexandria, terá sido São Filipe o Apóstolo que pediu a Jesus Cristo licença para sepultar o pai, e que recebeu de Nosso Senhor a resposta: "Segue-me e deixa os mortos sepultarem os mortos".
Terá sido São Filipe que no milagre da multiplicação dos pães perguntou a Jesus onde havia de arranjar comida para tanta gente.
Certa ocasião, em que vieram alguns pagãos para ver Jesus, foram São Filipe e Santo André que os apresentaram ao Divino Mestre.
Foi São Filipe que pediu a Jesus Cristo para mostrar o Pai aos apóstolos, tendo Jesus respondido “quem me vê, vê o Pai".
Existe um facto realmente extraordinário na vida São Filipe. Um dia, quando obrigado a reverenciar o deus Marte acendendo-lhe incenso, surge detrás do altar pagão uma cobra que mata o filho do sacerdote-mor e dois dos seus servos. São Filipe fá-los reviver (tal como Lázaro reviveu e não ressuscitou) e matou a cobra. Esse milagre de São Filipe originou a conversão de muitas pessoas ao cristianismo.
Não se sabe exatamente como ou quando São Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado aos oitenta e sete anos, por ordem do imperador Domiciano. As suas relíquias estão guardadas numa igreja de Roma, junto com as de São Tiago Menor.

São Filipe rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito